Friday, February 29

Pensamento do dia: 29-02-2008

A vida que se retém não é vida; é vida quando se dá.

Thursday, February 28

Cavala

Pequeno peixe frequente nas costas da Madeira.

Pensamento do dia: 28-02-2008

A verdade será sempre nova.
Apollinaire

Wednesday, February 27

Pensamento do dia: 27-02-2008

A verdade pode fazer algumas brechas. A mentira faz sempre ruínas.

Tuesday, February 26

Pensamento do dia: 26-02-2008

A única coisa válida em arte é aquilo que não pode ser explicado.
Braque

Monday, February 25

Pensamento do dia: 25-02-2008

A todo viver corresponde um sofrer.
José Maria Eça de Queiroz

Sunday, February 24

Cantinho do Silêncio: 3º Domingo da Quaresma (Ano A)

A Palavra de Deus que hoje nos é proposta afirma, essencialmente, que o nosso Deus está sempre presente ao longo da nossa caminhada pela história e que só Ele nos oferece um horizonte de vida eterna, de realização plena, de felicidade perfeita.
A primeira leitura mostra como Jahwéh acompanhou a caminhada dos hebreus pelo deserto do Sinai e como, nos momentos de crise, respondeu às necessidades do seu Povo. O quadro revela a pedagogia de Deus e dá-nos a chave para entender a lógica de Deus, manifestada em cada passo da história da salvação.
A segunda leitura repete, noutros termos, o ensinamento da primeira: Deus acompanha o seu Povo em marcha pela história; e, apesar do pecado e da infidelidade, insiste em oferecer ao seu Povo – de forma gratuita e incondicional – a salvação.
O Evangelho também não se afasta desta temática… Garante-nos que, através de Jesus, Deus oferece ao homem a felicidade (não a felicidade ilusória, parcial e falível, mas a vida eterna). Quem acolhe o dom de Deus e aceita Jesus como “o salvador do mundo” torna-se um Homem Novo, que vive do Espírito e que caminha ao encontro da vida plena e definitiva.

Pensamento do dia: 24-02-2008

A solidariedade é um dever; a escolha da forma é um direito.

Tuesday, February 19

Pensamento do dia: 19-02-2008

A sensibilidade não é o único valor em arte.
H. Read

Monday, February 18

Pensamento do dia: 18-02-2008

A porta da felicidade abre sempre para o exterior; quem a força em sentido contrário acaba por fechá-la ainda mais.
Kierkegaard

Sunday, February 17

A-ha - Take on me



"Take on me" foi a primeira canção que Morten Harket ouviu Magne Furuholmen e Paul Waaktaar-Savoy tocarem, e nessa época ainda chamava-se "Lesson One". Após várias regravações e dois lançamentos fracassados, "Take on Me" tornou-se um hit mundial em 1985. O primeiro lançamento da canção em 1984 vendeu somente 300 cópias, mas após ter sido retrabalhada com o produtor Alan Tarney um ano depois, a canção vendeu 1,5 milhões de cópias no mundo todo em apenas um mês. Eventualmente estima-se que o single "Take on Me" vendeu entre 6 e 7 milhões de cópias no mundo afora; chegou a ser número um na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos e segunda colocada na parada musical da Grã-Bretanha. As vendas da canção nos Estados Unidos foram ajudadas pelo videoclipe exibido na MTV que imitou as cenas climáticas do filme, Altered States, de Ken Russell. Foi utilizada no vídeo uma combinação de esboço de animação conhecida como "rotoscopia" (na qual o vídeo é primeiramente filmado e depois, cada quadro é desenhado a mão para dar o efeito de desenho animado). Em 1986, o videoclipe venceu em seis categorias no MTV Video Music Awards. Também em 1986, foi indicado para o American Music Awards como Melhor Vídeo do Ano.

Cantinho do Silêncio: 2º Domingo da Quaresma (Ano A)

No segundo Domingo da Quaresma, a Palavra de Deus define o caminho que o verdadeiro discípulo deve seguir: é o caminho da escuta atenta de Deus e dos seus projectos, da obediência total e radical aos planos do Pai.
O Evangelho relata a transfiguração de Jesus. Recorrendo a elementos simbólicos do Antigo Testamento, o autor apresenta-nos uma catequese sobre Jesus, o Filho amado de Deus, que vai concretizar o seu projecto libertador em favor dos homens através do dom da vida. Aos discípulos, desanimados e assustados, Jesus diz: o caminho do dom da vida não conduz ao fracasso, mas à vida plena e definitiva. Segui-o, vós também.
Na primeira leitura apresenta-se a figura de Abraão. Abraão é o homem de fé, que vive numa constante escuta de Deus, que sabe ler os seus sinais, que aceita os apelos de Deus e que lhes responde com a obediência total e com a entrega confiada. Nesta perspectiva, ele é o modelo do crente que percebe o projecto de Deus e o segue de todo o coração.
Na segunda leitura, há um apelo aos seguidores de Jesus, no sentido de que sejam, de forma verdadeira, empenhada e coerente, as testemunhas do projecto de Deus no mundo. Nada – muito menos o medo, o comodismo e a instalação – pode distrair o discípulo dessa responsabilidade.

50 anos de Lego

O Lego, de origem dinamarquesa e com o qual mais de 400 milhões de crianças brincam anualmente em todo o mundo, fez 50 anos, resistindo ao passar do tempo, aos jogos electrónicos e às crises financeiras.
A história da empresa Lego nasce ligada à figura de Ole Kirk Kristiansen, um carpinteiro de Billund, que passou para os brinquedos inspirado nas versões em miniatura que começou a fazer dos móveis que executava no final da década de 1920.
Kristiansen fundou em 1932 a Lego, do dinamarquês "brinca bem", que em latim significa "eu armo" ou "eu junto", uma coincidência que o carpinteiro desconhecia.
No entanto, só a 28 de Janeiro de 1958, Godtfred Kirk Christiansen, o filho do carpinteiro Ole Kristiansen, criou a patente das peças tão características com as quais se podem fazer infinitas montagens.
Este elemento tão simples, que deu azo ao jogo mais conhecido e mais popular de todo o mundo, "não envelhece com a idade e continua a fascinar porque permite às crianças dar livre curso e desenvolver a criatividade, imaginação e curiosidade", refere a porta-voz da Lego na sede da empresa, em Billund, na zona oeste da Dinamarca.
As actuais peças de Lego adaptam-se sem problemas às que existiam em 1958, referem entusiasticamente os adeptos do jogo.
Nestes 50 anos de vida do jogo, a empresa criou, entre outras, as peças Primo, Quatro, Duplo e Toolo destinadas a acompanhar as diferentes idades das crianças, com características que tornam a falsificação extremamente difícil.
Apesar de tudo, a empresa Lego conheceu graves crises devido à concorrência dos jogos electrónicos no final dos anos 90, tendo atingido o ponto negro no início de 2004.
Na altura mais crítica da crise, há quatro anos, o proprietário da Lego, Kjeld Kirk Kristiansen, tentou inverter a tendência negativa, mas depois de ter injectado 800 milhões de coroas da sua fortuna pessoal na empresa em vão, Kristiansen cedeu o lugar a um jovem director de 35 anos.
O novo director conseguiu recuperar a empresa através, entre outras alterações, de despedimentos, encerramentos de fábricas, deslocalizações e cessação de actividades anexas.
As vendas em 2006, as últimas estatísticas disponíveis, em 130 países atingiram 7,8 mil milhões de coroas (cerca de 1,04 mil milhões de euros). Sete caixas de Lego são vendidas em cada segundo em todo o mundo e 19 mil milhões de elementos são fabricados anualmente.

Fonte: Diário de Notícias da Madeira

Pensamento do dia: 17-02-2008

A personalidade é coisa misteriosa. Nem sempre podemos analisar o homem pelo que faz: às vezes ele observa a lei e, no entanto, não possui valor, outras, infringe-as, e no entanto é grande.
Orson Wilde

Friday, February 15

Cavaca

Confeite

Pensamento do dia: 15-02-2008

A perfeição de um relógio não está em andar depressa, mas em andar regulado.

Thursday, February 14

Pensamento do dia: 14-02-2008

A paisagem reflecte-se, humaniza-se, pensa-se em mim.
Cézanne

Tuesday, February 12

Adivinha 01

Qual é a coisa, qual é ela, que cai no chão e fica amarela?

Pensamento do dia: 12-02-2008

Não sei qual é a chave do sucesso, mas a chave do fracasso é tentar satisfazer toda a gente.
Bill Cosby

Saturday, February 9

Cantinho do Silêncio: 1º Domingo da Quaresma (Ano A)

No início da nossa caminhada quaresmal, a Palavra de Deus convida-nos à “conversão” – isto é, a recolocar Deus no centro da nossa existência, a aceitar a comunhão com Ele, a escutar as suas propostas, a concretizar no mundo – com fidelidade – os seus projectos.
A primeira leitura afirma que Deus criou o homem para a felicidade e para a vida plena. Quando escutamos as propostas de Deus, conhecemos a vida e a felicidade; mas, sempre que prescindimos de Deus e nos fechamos em nós próprios, inventamos esquemas de egoísmo, de orgulho e de prepotência e construímos caminhos de sofrimento e de morte.
A segunda leitura propõe-nos dois exemplos: Adão e Jesus. Adão representa o homem que escolhe ignorar as propostas de Deus e decidir, por si só, os caminhos da salvação e da vida plena; Jesus é o homem que escolhe viver na obediência às propostas de Deus e que vive na obediência aos projectos do Pai. O esquema de Adão gera egoísmo, sofrimento e morte; o esquema de Jesus gera vida plena e definitiva.
O Evangelho apresenta, de forma mais clara, o exemplo de Jesus. Ele recusou – de forma absoluta – uma vida vivida à margem de Deus e dos seus projectos. A Palavra de Deus garante que, na perspectiva cristã, uma vida que ignora os projectos do Pai e aposta em esquemas de realização pessoal é uma vida perdida e sem sentido; e que toda a tentação de ignorar Deus e as suas propostas é uma tentação diabólica e que o cristão deve, firmemente, rejeitar.

Pensamento do dia: 09-02-2008

A oração é o acto omnipotente que coloca as forças do céu à disposição do homem.
Lacordaire

Friday, February 8

Janela para o mundo cibernético: M80

Todos os êxitos dos anos 70, 80 e 90 em http://m80.clix.pt/


Pensamento do dia: 08-02-2008

A obra de arte está submetida à mesma lei que a obra natural: a lei da construção.
Kandinsky