Thursday, May 27

Quinta-feira da Semana VIII do Tempo Comum

Leitura da Primeira Epístola de São Pedro (1 Pedro 2, 2-5.9-12)
Caríssimos: Como crianças recém-nascidas, desejai ardentemente o leite espiritual e puro, a fim de crescerdes, por ele, para a salvação, uma vez que «saboreastes como o Senhor é bom». Aproximai-vos d’Ele, que é a pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus. E vós mesmos, como pedras vivas, entrai na construção deste templo espiritual, para constituirdes um sacerdócio santo, destinado a oferecer sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido por Deus para anunciar os louvores d’Aquele que vos chamou das trevas para a sua luz admirável. Vós que outrora não éreis seu povo, agora sois povo de Deus; vós que outrora não tínheis alcançado misericórdia, agora alcançastes misericórdia. Caríssimos, eu vos exorto, como estrangeiros e peregrinos que sois neste mundo, a repelir os desejos carnais, que lutam contra a alma. Tende no meio dos gentios um bom comportamento; deste modo, aqueles que vos caluniam como malfeitores verão as vossas boas obras e darão glória a Deus no dia em que Ele Se manifestar.

Salmo 99 (100)
Refrão: Vinde à presença do Senhor com cânticos de alegria.

Aclamai o Senhor, terra inteira,
servi o Senhor com alegria,
vinde a Ele com cânticos de júbilo.

Sabei que o Senhor é Deus,
Ele nos fez, a Ele pertencemos,
somos o seu povo, as ovelhas do seu rebanho.

Entrai pelas suas portas, dando graças,
penetrai em seus átrios com hinos de louvor,
glorificai-O, bendizei o seu nome.

Porque o Senhor é bom,
eterna é a sua misericórdia,
a sua fidelidade estende-se de geração em geração.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 10, 46-52)
Naquele tempo, quando Jesus ia a sair de Jericó com os discípulos e uma grande multidão, estava um cego, chamado Bartimeu, filho de Timeu, a pedir esmola à beira do caminho. Ao ouvir dizer que era Jesus de Nazaré que passava, começou a gritar: «Jesus, Filho de David, tem piedade de mim». Muitos repreendiam-no para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem piedade de mim». Jesus parou e disse: «Chamai-o». Chamaram então o cego e disseram-lhe: «Coragem! Levanta-te, que Ele está a chamar-te». O cego atirou fora a capa, deu um salto e foi ter com Jesus. Jesus perguntou-lhe: «Que queres que Eu te faça?». O cego respondeu-Lhe: «Mestre, que eu veja». Jesus disse-lhe: «Vai: a tua fé te salvou». Logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho.

Pontos de Reflexão
São Pedro convida a olhar para Cristo, como Pedra viva do edifício da salvação, desenhado por Deus, chamando a atenção dos cristãos para que sejam também eles «pedras vivas» da Igreja, sobretudo através do testemunho. Cristo é a pedra fundamental do edifício da salvação da humanidade planeada por Deus. Os cristãos são as pedras vivas, membros do sacerdócio régio, Povo de Deus. Devem comportar-se bem diante dos não cristãos para os edificar e converter.
A mesma Palavra que nos regenera, também nos alimenta e faz crescer para a salvação. É um alimento semelhante ao leite genuíno e sadio. Jesus é Palavra viva; quando se saboreia a sua bondade, não se quer outro alimento. Jesus é a Pedra viva, escolhida e preciosa, posta pelo Pai como pedra angular da casa espiritual que constrói nele e por ele, para que se torne comunidade sacerdotal que lhe oferece sacrifícios agradáveis; quem a recusar, tropeça nela.
Ao dar a vista ao cego Bartimeu, Jesus cumpre o oráculo dos profetas a seu respeito: «os cegos vêm…» Ele, o cego, é por sua vez, um, expoente do ser humano, desamparado, cego, à procura da luz da verdade, que só encontra no mesmo Cristo que o cura. Acaba por ser também um paradigma de fé adulta e tenaz. A primeira comunidade cristã via neste «milagre», neste «sinal» o esboço duma catequese baptismal.
O cego Bartimeu reconhece Jesus como o Filho de David. Uma fé mais esclarecida, a fé em Jesus Cristo, Filho de Deus, dará a vista a muitos cegos, atingidos pela cegueira espiritual e permitirá as condições necessárias a um fiel seguimento de Jesus. Que saibamos gritar como Bartimeu que implorou com coragem e perseverança a misericórdia de Jesus:: Jesus, filho de David, tem misericórdia de mim!

Pensamentos do Padre Dehon
O adorável sacrifício dos nossos altares é o dom por excelência do Coração de Jesus e do seu amor. É, no dizer de S. Francisco de Sales, o centro da religião, o coração da devoção, a alma da piedade, o mistério inefável que contém o abismo da caridade divina e pelo qual Deus nos comunica com suprema liberalidade as suas graças e benefícios.
O Santo Sacrifício da Missa é, para todos os Sacerdotes do Coração de Jesus, o grande acto do dia, o holocausto de perfeito amor e o sacrifício reparador por excelência.
Os Sacerdotes do Coração de Jesus, ao celebrar a Eucaristia, e os que não são padres, ao participar nela, compenetrar-se-ão com amor dos sentimentos e das intenções do Coração de Jesus. Unirão a oferta do seu coração à do Coração divino de Jesus para a maior glória de Deus e para a salvação das almas.
Os Sacerdotes do Coração de Jesus terão gosto em celebrar Missas reparadoras. Procurarão também que os benfeitores as mandem celebrar, com fundações apropriadas. Celebrarão ao menos uma por mês em reparação de todas as Missas sacrílegas que entristecem profundamente o Coração do seu bom Mestre.
(DSP n. 128)

Oração
Senhor, que a minha vida se torne, cada vez mais, uma oferta de acção de graças ao Pai, uma eucaristia permanente. Para isso, abre-me os olhos da fé viva, para que saiba reconhecer os seus dons, as maravilhas que Ele realizou e continua a realizar. Muitas vezes, os meus olhos estão mais atentos para ver o que é obscuro do que para admirar a tua luz. «Abre os meus olhos, Senhor, às maravilhas do teu amor», para que a minha vida se torne oblação amorosa de tudo quanto me deste e vais dando cada dia. Que tudo quanto eu fizer, por palavras ou por obras, seja realizado em teu nome, dando graças, Contigo e por Ti, no Espírito Santo, a Deus Pai. Amen.

No comments: