Wednesday, July 27

Quarta-feira da Semana XVII do Tempo Comum


A aproximação de Deus transfigura sempre o homem. Assim aconteceu com Moisés, assim acontece com os discípulos de Cristo, que reflectem, como num espelho, a glória do Senhor, e são transformados nesta mesma imagem, como diz S. Paulo. O texto do Êxodo fala-nos da distância e da proximidade de Deus. Foca particularmente o tema da tenda da reunião, o lugar onde Deus vem para se comunicar com Moisés e com o povo. Moisés é o privilegiado da revelação de Deus aos homens. Moisés chama Aarão e os representantes do povo para lhes transmitir as ordens de Deus. Enquanto se encontra entre o seu povo, cobre o rosto com um véu e quando entra na tenda para dialogar com Deus retira o véu. Moisés é o revelador de Deus, através do resplendor do seu rosto e das tábuas da lei que contêm a palavra de Deus. Aproximar-se de Moisés e escutar os seus ensinamentos é fazer experiência do divino e entrar no mistério de Deus.
Jesus compara o reino de Deus a um tesouro escondido no campo e a uma pérola preciosa. O reino é o único necessário; só ele responde ao desejo mais profundo de realização do homem: imagem de Deus, o homem só n’Ele encontra o sentido da sua vida e a sua felicidade. A novidade da descoberta do reino torna tudo o mais de interesse relativo. O reino merece todas as renúncias. As parábolas do tesouro casualmente encontrado no campo, e da pérola desejada e finalmente comprada, acentuam a alegria daquele que compreendeu o valor do reino de Deus. Ambos os protagonistas vendem tudo o que têm para adquirirem o tesouro e a pérola, respectivamente. Mas o ensinamento fundamental não é o da entrega incondicional que o Reino exige, com as respectivas renúncias.
Para entrar no Reino, Jesus exige uma opção radical: para adquirir o Reino é preciso dar tudo. As palavras não bastam, exigem-se actos. Precisamos dedicar toda a vida à edificação do Reino: primeiro, dentro de nós, com a vida sacramental e a oração; e depois à nossa volta, com a entrega aos outros. Para isso, precisamos ir procurar forças junto de Deus. Moisés ia à presença do Senhor, falar com Ele na Tenda do Encontro. Nós podemos fazer o mesmo, recorrendo aos Sacrários das igrejas. 

No comments: