Tuesday, May 8

Memória de Nossa Senhora, Medianeira de todas as graças


Em 1921, Bento XVI, a pedido do Cardeal Mercier, concedeu à Bélgica o ofício e a missa da Bem-aventurada Virgem Maria “Medianeira de todas as graças”, a celebrar no dia 31 de Maio. Depois, a Sé Apostólica concedeu o mesmo ofício e missa a numerosas dioceses e congregações religiosas. Daí que a memória da Bem-aventurada Maria Medianeira se tenha tornado quase universal. A Virgem Maria é Medianeira de graça, porque foi associada a Cristo na aquisição da graça maior, a Redenção, isto é, a salvação, a vida divina e a glória eterna (cf. LG 61).
A partir do século IV, o culto à sua intercessão tornou-se universal. A crença no poder de mediação e Maria junto ao seu filho, teve origem na própria Bíblia.
Ensina-nos que Maria cooperou com o plano de Deus desde a Encarnação até a Redenção, quis associar a Mãe na tarefa da reparação da Humanidade. Pela sua maternidade divina, Maria tornou-se Co-redentora, obteve a função de Medianeira e se tornou Mãe da Igreja, da qual ela é o modelo perfeito.

Ester, vendo-se em perigo de morte, juntamente com o seu povo, busca refúgio em Deus. Ela sabe que Israel é o povo eleito e a herança de Deus e que o Senhor fez promessas gratuitas aos patriarcas e as cumpriu com fidelidade. Pede a Deus que lhe conceda palavras oportunas e adequadas para enfrentar Assuero, de modo que o seu ódio contra os judeus se vire contra Amã e contra os persas. A oração da rainha foi acolhida por Deus, que a salvou a ela e ao seu povo.

Maria e Jesus, com os seus discípulos, participam nestas bodas, em Caná. E falta o vinho. É então que Maria intervém. A resposta de Jesus é desconcertante, quase escandalosa e só se compreende se pensarmos que, ao iniciar a vida pública, muda a relação Maria/Jesus. A partir daí, Jesus quer actuar unicamente determinado pela vontade do Pai. A nova relação clarifica-se em Caná, no começo da missão de Jesus. Maria pede ajuda a Jesus, com plena confiança e esperança, e recomenda aos servos que façam o que Jesus disser. E Jesus acaba por dar o primeiro sinal da sua glória. Se, quando ainda não chegara a sua hora, Jesus faz um milagre a pedido de Maria, quanto mais eficaz será o seu poder de intervenção quando essa hora chegar.

No comments: