Tuesday, May 29

Terça-feira da Semana VIII do Tempo Comum


O mistério da salvação, que os profetas tinham anunciado desde há muito, manifestou-se em Jesus Cristo e é-nos agora anunciado a nós pelos mensageiros do Evangelho, sob a acção do Espírito Santo, para que acreditemos e esperemos. Esta fé e esta esperança hão-de acompanhar-nos todos os dias pois é o tempo de aprender a viver na santidade, a viverem em clima de páscoa, de ânimo preparado para servir e vivendo com sobriedade, estando vigilantes à espera da graça que lhes será dada na parusia, quando Jesus se manifestar na sua glória. A vida de santidade é possível a quantos, tendo sido baptizados, se tornaram participantes de vida de Cristo, da vida divina.
Um dos caminhos para a vida eterna é a aceitação dos sofrimentos: pois o Espírito predisse-lhe os sofrimentos reservados a Cristo e as glórias que haviam de seguir-se a esses sofrimentos. Aceitemos com alegria os nossos sofrimentos.

Numa linguagem aparentemente exagerada, Jesus pretende fazer compreender a superioridade indiscutível do valor da vida de quem O seguir, em comparação com os valores deste mundo, em si mesmos considerados. A linguagem intencionalmente forte já por si manifesta como não é fácil de compreender o sentido da vida de quem mais de perto seguir o Senhor.
Jesus esclarece a Pedro e a todos os que o seguirem, que a recompensa já aqui na terra, será de cem vezes mais. Certamente não na quantidade, mas sobretudo na qualidade. Deixando tudo, o discípulo encontrará na Comunidade do Reino, maior felicidade que toda a que deixou!... Felicidade que não exclui a cruz, por que esta é consubstancial ao seguimento de Cristo e garantia duma felicidade eterna incomparável. O desprendimento e o espírito de pobreza, livremente abraçados, são já uma antecipação da libertação futura.
O outro caminho para a vida eterna é a generosidade para com Deus: Cristo é o centro de toda a vida cristã. A união com Ele prevalece sobre todas as outras, quer se trate de laços familiares, quer sociais. Procuremos ser mais generosos com Deus.

No comments: