Wednesday, June 27

Quarta-feira da Semana XII do Tempo Comum


O Livro da Aliança, que estava há muito abandonado, foi reencontrado, e este facto dá ocasião a que o rei faça uma grande convocação do povo e renove a Aliança. É esta uma das assembleias célebres do povo de Deus no Antigo Testamento, figura e modelo das assembleias futuras da Igreja de Cristo.
S. Agostinho compreendeu a importância de fazer a vontade de Deus, de seguir o caminho que Ele nos traça. Por isso, rezava: «Afasta os meus olhos das coisas vãs, faz-me viver no teu caminho». As «coisas vãs» não são sempre más. Podem mesmo ser boas. Mas não o são, se nos afastam do caminho do Senhor, do cumprimento da sua vontade.
O rei Josias, depois da leitura do livro da Lei, deu-se conta de que não se estava a cumprir o que nele estava escrito. Pediu ao povo que se cumprisse tudo o que nele se pedia, todos se converteram e o mesmo nos acontecerá se lermos as Escrituras.

Os falsos Profetas são os doutores da mentira, que seduzem o povo com falsas aparências de piedade, enquanto, no íntimo, buscam os seus interesses. Este íntimo há-de revelar-se mais nas obras do que nas palavras. A comparação da árvore e dos seus frutos é fácil de compreender, e cheia de sabedoria nascida da experiência. A doutrina de Jesus Cristo é princípio de vida, se é perfeitamente acreditada e perfeitamente vivida. Jesus é o Verbo de Deus, a Palavra por quem tudo foi feito; as suas palavras são também agora em nós criadoras e fonte de vida.
No evangelho, Jesus recomenda-nos que não nos fixemos nas aparências das pessoas e das suas acções. Oferece-nos até um critério de discernimento: Pelos seus frutos, os conhecereis. Há que avaliá-las pelos frutos que produzem. A garantia da obtenção de bons frutos é dada pela graça de Deus.

No comments: