Monday, September 24

Segunda-feira da Semana XXV do Tempo Comum


O Livro dos Provérbios é uma colecção de máximas que orientam a organização da vida, de modo a agradar a Deus. O amor para com o próximo é a maior prova do verdadeiro amor para com Deus. O Antigo Testamento, em sentenças cheias de sabedoria, aponta o amor ao próximo como a atitude que mais aproxima os homens de Deus. O texto insiste nas relações com o próximo: não negar um benefício, não dizer amanhã to darei, não adiar, não litigar, não invejar, não seguir o perverso. Fica assim traçado o esboço do sábio nas suas coordenadas fundamentais: a correcção e a benevolência nas relações com o próximo, a convicção de que a amizade de Deus vale mais do que tudo.

A luz ocupa lugar de relevo em toda a linguagem da Sagrada Escritura e sobretudo no Novo Testamento. Deus é luz; Cristo apresenta-Se como a luz; os cristãos são filhos da luz. As suas obras devem, pois, ser luminosas capazes de iluminar. E o cristão não deve furtar-se a comunicar a luz que traz em si.
Não se põe a luz debaixo da cama, é uma advertência aos cristãos que, por medo ou porque julgam inútil fazê-lo, não se expõe publicamente. A Palavra é pública e visível: escondê-la é fazê-la morrer, é para todos, pela sua natureza missionária.
Importância da escuta ou para o modo como se escuta: Há quem não escuta, mas também há quem escuta mal. É preciso escutar bem, porque é a escuta que enriquece. Quem não escuta ou escuta mal, empobrece. Não só não cresce, mas também perde o que julga possuir. A escuta da Palavra é o caminho necessário para crescer na fé. Se falta a escuta, a fé definha e morre.
A luz de Cristo não é só doutrina, mas também testemunho, é doutrina que se torna vida, que transforma a vida e que toca o meu modo de ser, de julgar as coisas. Eu sou luz quando difundo a luz de Cristo, com os critérios de Cristo, isto é, com humildade e pobreza. Sou luz sobre o candelabro quando represento, o mais aproximadamente possível, o modo de ser, de agir, de pensar, de falar de Jesus.

No comments: