Monday, December 17

Novena do Natal - Dia 17 de Dezembro


Começamos estes dias que preparam imediatamente o Natal do Senhor pelo anúncio que vem do longínquo tempo dos Patriarcas do povo de Deus. Na bênção de Jacob aos seus filhos antes de morrer, tem especial importância a bênção dada a Judá, chefe da tribo donde descende Jesus, e, por isso, se atribui a Jesus o que Jacob disse de Judá quando exclamou: Judá é um leão. O leão é o animal forte. No Apocalipse, um dos anciãos exclama a propósito d’Aquele que é capaz de abrir o livro dos sete selos, Jesus, o Salvador: “O leão da tribo de Judá venceu!” É já uma aclamação da vitória pascal do Senhor e para a qual o Advento já nos encaminha.

As promessas de Deus feitas aos antepassados atravessam as gerações, onde haverá membros do povo eleito e estrangeiros, santos e pecadores, e vêm a realizar-se finalmente em Jesus Cristo, Filho de Deus e Filho do homem, Salvador universal. Esta leitura, parecendo, à primeira vista, simples enumeração de nomes, é um testemunho eloquente da fidelidade de Deus à sua aliança com os homens. Ainda que estes O abandonem, Ele não os abandonará.
Mateus abre o seu evangelho com a narração das origens humanas de Jesus: a Genealogia de Jesus Cristo, que começa em Adão e termina em José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo. O evangelista divide a história da salvação, que tem o seu ponto culminante em Jesus-Messias, em três grandes períodos: Abraão, David, o exílio. Confirmam-se as promessas dos profetas, segundo as quais Jesus é descendente de Abraão e de David e possui as bênçãos e a glória dos antepassados.

No comments: