Monday, January 5

Segunda-feira depois da Epifania


Liturgia da Palavra

Leitura da Primeira Epístola de São João (1 Jo 3, 22-4, 6)
Caríssimos: Nós recebemos de Deus tudo o que Lhe pedirmos, porque cumprimos os seus mandamentos e fazemos o que Lhe é agradável. É este o seu mandamento: acreditar no nome de seu Filho, Jesus Cristo, e amar-nos uns aos outros, como Ele nos mandou. Quem observa os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele. E sabemos que permanece em nós pelo Espírito que nos concedeu. Caríssimos, não deis crédito a qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, porque surgiram no mundo muitos falsos profetas. Nisto conhecereis o espírito de Deus: todo o espírito que confessa a Jesus Cristo feito homem é de Deus; e todo o espírito que não confessa a Jesus não é de Deus. Este é o espírito do Anticristo, do qual ouvistes dizer que havia de vir e agora já está no mundo. Vós, meus filhos, sois de Deus e já os vencestes, porque Aquele que está no meio de vós é maior do que aquele que está no mundo. Eles são do mundo; por isso falam a linguagem do mundo e o mundo escuta-os. Nós somos de Deus e quem conhece a Deus escuta-nos; quem não é de Deus não nos escuta. Nisto distinguimos o espírito da verdade e o espírito do erro.


Salmo 2, 7-8.10-11 (R. 8a)
Refrão: Eu te darei os povos em herança.

Vou proclamar o decreto do Senhor.
Ele disse-me: Tu és meu filho, Eu hoje te gerei.
Pede-me e te darei as nações em herança
e os confins da terra para teu domínio.

Agora, ó reis, tomai sentido,
atendei, vós que julgais a terra.
Servi o Senhor com temor,
aclamai-O com reverência.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 4, 12-17.23-25)
Naquele tempo, quando Jesus ouviu dizer que João Baptista fora preso, retirou-Se para a Galileia. Deixou Nazaré e foi habitar em Cafarnaum, terra à beira-mar, no território de Zabulão e Neftali. Assim se cumpria o que o profeta Isaías anunciara, ao dizer: «Terra de Zabulão e terra de Neftali, estrada do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios: o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam na sombria região da morte uma luz se levantou». Desde então, Jesus começou a pregar: «Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos Céus». Depois percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. A sua fama propagou-se por toda a Síria: traziam-Lhe todos os que estavam doentes, atingidos de diversos males e sofrimentos, possessos, epilépticos e paralíticos, e Jesus curava-os. Seguiram-n’O grandes multidões, que tinham vindo da Galileia e da Decápole, de Jerusalém, da Judeia e de Além-Jordão.


Reflexão
Para conhecermos a vontade de Deus, precisamos de praticar o discernimento e João oferece-nos alguns critérios para reconhecermos o espírito de Deus e o espírito do mundo: a fé em Cristo (que acreditemos no Nome de seu Filho, Jesus Cristo); o amor fraterno (que nos amemos uns aos outros); a fidelidade aos mandamentos de Deus. E sugere algumas atitudes para alcançar esse objectivo: a oração, como compromisso pessoal em realizar o que Ele manda; a profissão de fé autêntica em Cristo Jesus; a caridade activa em favor dos irmãos. O primeiro critério para distinguir os verdadeiros dos falsos profetas é a confissão de fé em Cristo Senhor. Os falsos profetas, que querem apresentar um cristianismo diferente, vêm do mundo e são escutados por ele, mas os crentes são de Deus e Deus está neles. O segundo critério é eclesial: quem se mostra dócil à Igreja, vem de Deus. A fé do cristão é adesão à doutrina proposta pelos guias da comunidade eclesial, onde se encontra o Espírito de Deus, que é preciso escutar e testemunhar.
Jesus percorre as sinagogas, prega o Evangelho do Reino e realiza milagres curando entre o povo todas as doenças e enfermidades. A sua pregação suscita grande entusiasmo, a sua fama espalha-se até à Síria e causa grande impressão em toda a região. Jesus é o verdadeiro Servo de Deus que carrega sobre si as enfermidades de toda a humanidade. A sua pregação é exortação e súplica para que todos acolham na sua vida a reconciliação e a salvação, que o Pai celeste oferece gratuitamente e generosamente a todos.

No comments: