Friday, July 26

Memória dos Santos Joaquim e Ana

São Joaquim e Santa Ana
Uma tradição do segundo século afirma que os pais de Nossa Senhora, avós de Jesus, chamavam-se Joaquim e Ana. Conforme uma lenda da Idade Média, Joaquim e Ana viviam humilhados porque não tinham filhos. Joaquim dirigiu-se então para o deserto onde passou 40 dias em jejum e oração. Ao terminar os 40 dias, apareceu-lhe um anjo anunciando que teriam um filho: nasceu-lhes uma filha e deram o nome de Maria. A devoção de Santa Ana remonta ao século VI, no Oriente e no Ocidente data de século X. A devoção a São Joaquim é mais recente.
Domingo XVI do Tempo Comum: "" -

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=72

Reflexão
Na 1ª leitura, Ben Sirá evoca figuras ilustres que marcaram o passado da história de Israel, com o seu exemplo, uma nova vida no presente e a projetar a esperança do povo na direção do futuro. O bem paticado é um capital precioso e fecundo, que permanece. Quando é praticado por homens virtuosos, tece a verdadeira trama da história da salvação. Deus intervém nessa história, para redimir o homem, mas servindo-se do próprio homem. A fidelidade do Senhor tem o seu fundamento no céu, mas radica na terra, graças aos que lhe são fiéis.
No Evangelho, os discípulos de Jesus têm a sorte de ver a realização das promessas. Gerações de profetas e justos construíram uma história de confiança, de espera e de esperança. Esses profetas e justos são ditosos porque, ainda que não tenham visto nem ouvido o que os discípulos veem e ouvem, acreditaram e apostaram a sua vida baseando-se na Palavra da aliança. Os discípulos são ditosos porque veem e ouvem a Palavra feita carne, Jesus Cristo e são o elo da geração herdeira das promessas e o primeiro da que deve testemunhar a sua realização.

Wednesday, July 17

Memória dos Beatos Inácio de Azevedo, presbítero, e companheiros, mártires

Beatos Inácio de Azevedo, presbítero, e companheiros, mártires
Inácio de Azevedo nasceu no Porto, de família ilustre, em 1526 ou 1527. Entrou na Companhia de Jesus, em 1548, e foi ordenado presbítero, em 1553. Mais tarde, partiu para o Brasil, a fim de se consagrar ao apostolado missionário. Tendo voltado à pátria, conseguiu recrutar numerosos colaboradores para a sua obra evangelizadora e empreendeu a viagem de regresso. Ao largo das ilhas Canárias, no dia 15 de julho de 1570, a nau foi intercetada pelos corsários e, por ódio à religião católica, Inácio foi martirizado com os trinta e nove companheiros que iam na mesma nau.

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=4665

Reflexão
Os simples compreendem melhor a Jesus. Que contraste entre os sábios e poderosos e os pobres e humildes. Deus manifestou-se na Pessoa e obras de Jesus, mas só os simples de coração é que O entendem. Unidos, fé e ciência, seriam a situação ideal para conhecer e amar a Deus. A Deus chega-se melhor de joelhos do que estendendo a mão!

Tuesday, July 16

Memória da Virgem Santa Maria do Monte Carmelo

Nossa Senhora do Carmo     
A ordem dos Carmelitas tem como modelo o profeta Elias e caracteriza-se por uma profunda devoção a Maria. A Sagrada Escritura fala da beleza do Monte Carmelo, onde o profeta Elias defendeu a fé do povo de Israel no Deus vivo e verdadeiro. Carmelo em hebraico significa vinha do Senhor.
Ali Elias enfrentou os profetas de Baal. Segundo o Livro das Instituições, Elias teve uma visão em que a Virgem lhe apareceu sob a figura de uma pequena nuvem que saía da terra e se dirigia ao Carmelo.
Em 93, os monges construíram sobre o Monte Carmelo uma capela em honra à Virgem Maria. As gerações de monges sucederam-se através dos tempos.
No século XII, alguns eremitas foram viver para aquele monte, e mais tarde constituíram uma Ordem dedicada à vida contemplativa sob o patrocínio da Virgem Maria, Mãe de Deus.
Em 1205, o patriarca de Jerusalém deu-lhes uma Regra baseada no trabalho, na meditação das Escrituras, na devoção a Nossa Senhora, na vida contemplativa e mística.
Entretanto, ainda no século XIII, os muçulmanos invadiram a Terra Santa. Os eremitas do Monte Carmelo fugiram para a Europa. Nesta época, tinham como superior geral São Simão Stock. Enquanto rezava, pedindo a Nossa Senhora que fosse a protectora da Ordem dos Carmelitas, recebeu das mãos de Nossa Senhora do Carmo o escapulário: Eis o privilégio que te dou à ti e a todos os filhos do Carmelo: todo o que for revestido desse hábito será salvo.

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=4664

Reflexão
O texto de hoje aponta para a exclusão de quantos, interpelados por Deus, se negam a escutá-Lo. O seu juízo será pior do que o das cidades pagãs. Os milagres de Cristo são prova e sinal do Reino e da Salvação. Recusar esses sinais, é recusar a Deus e o seu Reino. É preciso uma conversão em profundidade, para que seja possível a mudança de estruturas na família e na sociedade.

Friday, July 12

Sexta-feira da Semana XIV do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=4661

Reflexão
Jesus prediz as perseguições. O apóstolo dispõe da Palavra do Espírito. Cautela e simplicidade deverá ser a atitude do discípulo. É preciso conjugar a candura da pomba com a sagacidade da serpente. A perseguição, no entanto, não é um convite a fugir, mas o caminho que leva ao êxito. Este foi o caminho de Jesus e é o caminho do discípulo.

Thursday, July 11

Festa de São Bento, Abade e Padroeiro da Europa

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=1600

Reflexão
Muitos exilados dos países de miséria admiram o nível de vida dos países ricos. Os Israelitas tiveram a mesma experiência. Mas todo o mundo deve saber que o terreno é caduco e efémero, pois a verdadeira riqueza consiste na possessão de Deus.
Os ricos fracassados ocupam o coração com os desejos materiais, sem deixar lugar para Deus. Mas as riquezas podem ser bênção de Deus, ou um grave perigo contra o amor devido a Deus.
São Bento, o grande cantor da Liturgia das Horas e Padroeiro da Europa, abriu novos horizontes ao verdadeiro sentido da riqueza ao serviço do Reino de Deus.

São Bento, Abade e Padroeiro da Europa
Nasceu em Núrsia (Úmbria) cerca do ano 480; estudou em Roma; começou a praticar vida eremítica em Subiaco, onde reuniu um grupo de discípulos, e passou mais tarde para Montecassino. Aí fundou um célebre mosteiro e escreveu a regra, cuja difusão lhe valeu o título de patriarca do monaquismo ocidental. Morreu no dia 21 de Março de 547; mas já desde os fins do séc. VIII, em muitas regiões começou a celebrar-se a sua memória neste dia. 

Wednesday, July 10

Quarta-feira da Semana XIV do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=4659

Reflexão

Cristo é o Fundador do novo Israel de Deus que é a Igreja. Como característica essencial, confere-lhe a missão de evangelizar todos os povos. O Reino de Deus está perto, é o grito que deve concentrar a sua mensagem, também nos nossos tempos. Deus convida o homem à fé, ao amor de filho e à fraternidade universal. Desta forma, a evangelização constitui a identidade mais profunda e autêntica da própria Igreja.


Tuesday, July 9

Terça-feira da Semana XIV do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=4658

Reflexão
As duas imagens bíblicas ovelhas e seara remontam ao Antigo Testamento e Jesus usa-as para exprimir o que sente por aquela gente. As ovelhas sem pastor são o Povo Israelita disperso, sem unidade e sem guias espirituais. Jeremias e Ezequiel anunciaram que o Senhor se converteria em Pastor do seu rebanho.
São necessários evangelizadores. A messe aí está, mas precisa de trabalhadores, pois os que estamos, somos poucos. A nova Evangelização é um compromisso global da Comunidade cristã. Urge passar de uma pastoral de conservação e cristandade a uma pastoral de vanguarda, que entende a Igreja em permanente estado de missão. Urge criar novas formas de presença e, sobretudo, de testemunho evangélico no mundo.

Friday, July 5

Sexta-feira da Semana XIII do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=4655

Reflexão
Para a ortodoxia judaica, os publicanos eram ladrões oficiais e, como tais, pessoas a evitar social e religiosamente. Jesus prefere os marginalizados, os pecadores, porque são os que precisam de médico, porque são a razão de ser da sua encarnação. Não patrocina uma religião vazia, como seguro de vida, individualista, mercantilista, ritualista e desencarnada. Ao contrário: anseia que o pecador se converta e viva. Por isso e para isso prefere a misericórdia ao sacrifício.