Sunday, April 20

Largo D. Manuel I


A placa lá está bem identificativa: Largo D. Manuel I. Mas, sinceramente, amigo(a) leitor(a): pergunte a quem está a seu lado se sabe a localização do dito Largo. Pois, está a ver... ninguém. E aí poderá brilhar dando algumas dicas sem revelar aquela que apresentamos: a Sé do Funchal. Pronto, já fez figura de conhecedor, agora pode revelar: Largo D. Manuel I é aquele que fica em frente à Sé. 'Nem sabia que tinha nome', poderá ouvir como resposta, mas eis então que pega neste exemplar da revista e demonstra que o 'Venturoso' - cognome com que ficou conhecido na sequência dos reis portugueses - lá está. Curiosamente, faz a ligação entre duas avenidas republicanas: António José de Almeida e Arriaga.
D. Manuel I, nono filho do infante D. Fernando - irmão de D. Afonso V -, foi aclamado rei em 27 de Outubro de 1495, logo após a morte de D. João II que deixara a sua sucessão lavrada em testamento. D. João II tinha apenas um filho legítimo que morreu num acidente com um cavalo; os irmãos de D. Manuel - candidatos por serem netos de D. Duarte - também viriam a morrer - um deles foi morto pelo próprio rei D. João II, acusado de traição; e o bastardo Jorge não foi aceite.
D. Manuel I nasceu a 31 de Maio de 1469, em Alcochete - consta que nada tinha a ver com o Sporting CP... -, e foi quem assinou a Carta Régia que coloca o Funchal como cidade. A primeira cidade portuguesa fora do continente europeu.

Fonte: DN MADEIRA

No comments: