Wednesday, June 25

Babosas

Sobre a origem do nome deste sítio, deve-se ao facto de o Largo ser rodeado por árvores da família das liliáceas, também conhecidas por aloé vera e babosas.
Mas este Largo das Babosas também passou a chamar-se de Largo de Nossa Senhora da Conceição a partir de 1906.
Isto porque ali foi erigida uma capela em homenagem à Senhora da Conceição, assinalando o 50.º aniversário do dogma da Imaculada. A igreja foi construída com os donativos do povo da freguesia, em especial pelo fundador Luís Bettencourt Miranda, o qual, na altura, era secretário da Câmara Municipal do Funchal.
O comendador João Bernardino Gomes terá oferecido o terreno para a construção daquele templo que ainda hoje é utilizado para a realização de funerais e de casamentos.
A Rainha D. Amélia terá oferecido a banqueta de prata da capela enquanto que a Confraria de Nossa Senhora da Conceição também deu o seu apoio para aquela obra que, nos dias de hoje, apresenta alguma degradação pelo menos ao nível dos arredores.
A título de curiosidade, refira-se que o sítio das Babosas é muito frequentado por turistas, tendo em conta que tem para oferecer imensas paisagens verdejantes, quer sobre outros sítios da freguesia do Monte, quer sobre o anfiteatro do Funchal. Ali existem duas veredas/levadas muito procuradas por aqueles que estão de visita à Região e não só. São as veredas do Bom Sucesso e do Curral dos Romeiros.
O sítio das Babosas deve o nome que tem ao facto de aquela zona ter sido e ainda é, muito abundante em babosas. Uma planta que existe muito no Monte e ainda se vê na zona das Babosas. Ela existe, inclusive, ao longo de algumas estradas.


Adaptação de artigo  do Jornal da Madeira

No comments: