Wednesday, August 10

Cuidados a ter na serra

Hoje temos uma crónica diferente desta Pérola do Atlântico que é a Madeira. Peço a vossa atenção par alguns cuidados a ter nas nossas idas à serra, principalmente neste tempo mais quente e convidativo a ir ao natural da Criação.

Higiene e Segurança Pessoal
 Se pretende passar o dia na serra, tem de levar um vestuário confortável, bem como calçado adequado. No Verão, não esquecer o casaco, porque nas serras da Madeira a temperatura costuma mudar de forma repentina.
Apesar de estar a quilómetros do mar, a exposição solar na serra deve ser também protegida com a aplicação de protectores, principalmente nas partes do corpo mais expostas, como a face e braços. Devem ser utilizados também chapéus e sombras.
Nas caminhadas a pé, convém que sejam feitas em grupo, para o caso de haver um precalço, como uma entorse, e assim há pessoas que podem prestar auxílio e outros efectuarem o alerta. Se não for adepto de grupos grandes, o ideal é de cerca de seis pessoas.
Procure não colocar a sua integridade física em risco não se colocando desnecessariamente em zonas de abismo ou áreas que evidenciem riscos para os caminhantes.
Um outro cuidado que as pessoas que fazem longas caminhadas devem ter é o de desligar o telemóvel, para que quando precisarem do aparelho terem a garantia de possuir bateria.

Conservação da natureza
Acima de tudo, é preciso preservar a floresta, não deitando qualquer tipo de lixo. Além disso, se encontrar despojos nas serras, convém que recolham ou então contactem a polícia florestal.
Não acenda fogueiras fora dos sítios apropriados, porque está sujeito a uma intervenção das autoridades e será autuado.
Mesmo nos locais indicados para acedender uma fogueira, há que ter cuidado, especialmente se nesse dia estiver vento e temperaturas anormalmente altas. Para não correr risco, nestes dias o melhor mesmo é levar o farnel de casa.
Além disso, as recomendações dos guardas florestais devem ser seguidas e na serra a população deve também participar de forma cívica na conservação destes espaços verdes de uso múltiplo, como são os parques de merendas.

No comments: