Wednesday, August 24

Festa de São Bartolomeu, Apóstolo

Desde o princípio da Sua vida pública, Jesus preocupa-se em escolher mestres e chefes para a Sua Igreja. Preparou-os e promete edificar sobre eles a Sua Igreja, dá-lhes poderes especiais e envia-os a anunciar a Boa Nova.
São Bartolomeu - filho de Tholmai - é um dos doze apóstolos, nasceu em Caná. O apóstolo Filipe conduziu-o a Jesus. Diz a tradição que depois da ascensão do Senhor pregou o Evangelho na Índia e aí recebeu a coroa do martírio. Pregou àquele povo a verdade do Senhor Jesus segundo o Evangelho de São Mateus. Depois de ter convertido muitos a Cristo, passou para a Arménia Maior, onde levou a fé cristã ao rei Polímio, a sua esposa e a mais de doze cidades. Essas conversões provocaram uma enorme inveja nos sacerdotes locais, que, por meio do irmão do rei Polímio, conseguiram obter ordem para tirar a pele de Bartolomeu e depois decapitá-lo.
Também conhecido por Natanael, duvida que Jesus seja o Messias. No entanto, é um homem recto e toda a sua vida está orientada para Deus. Por isso, quando Jesus o chama, através de Filipe, sem dificuldade se entrega ao Senhor, num espírito de fé, que irá crescendo e se irá consolidando perante os sinais realizados por Jesus.
Jesus dá como testemunho acerca de S. Bartolomeu: um verdadeiro israelita no qual não há fingimento. Isto mesmo se deveria dizer de cada um de nós. Mas o ambiente está muito carregado de falsidade e mentira.
Apoiemo-nos em Jesus. Eu sou a Verdade» Vamos ao seu encontro como Bartolomeu. Em Cristo encontraremos a Verdade, bem como nos ensinamentos da Igreja.

No comments: