Rute, estrangeira ao povo de Deus por sua origem, nele entrou pelo casamento com um filho de israelitas enviuvou, mas, depois de enviuvar, não quis voltar para o seu povo de origem, os moabitas, como podia ter feito, mas preferiu voltar com a sogra para a terra desta, Belém. Aí casou de novo com outro israelita, Booz, e assim veio a tornar-se uma das ascendentes do rei David, e, por este, do Messias. A narrativa leva delicadamente o leitor a seguir os passos interiores de Rute, as opções que a levam a partilhar a fé de Noemi e do seu povo. Rute dará uma descendência à família de Elimélec. Esta estrangeira será antepassada de David, porque o seu filho, Obed será pai de Jessé, pai de David. Rute causa-nos admiração pela sua dignidade como pessoa, mas também pelo seu amor para com Noemi. É também sinal do amor universal de Deus, que todos envolve na realização do seu projecto de salvação.
No Evangelho, os fariseus, doutos e observantes, perguntam qual é o maior mandamento da Lei. Perdidos nas leis queriam saber qual o princípio supremo que tudo justifica e unifica. Mas eram movidos por uma intenção que não era recta: interrogaram Jesus para o embaraçar. Tinham resumido as muitas leis da Tora em 613 preceitos, 365 proibições e 248 mandamentos positivos. Mas, fazia sentido procurar saber qual é o maior mandamento da Lei. Na sua resposta, Jesus prefere ir à essência da Lei, orientando para o princípio que a inspira e para a disposição interior com que deve ser observada: o amor, na sua dupla vertente para com Deus e para com o próximo. Jesus refere-se à totalidade, a intensidade e a autenticidade do amor a Deus: com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente. Ao lado do amor a Deus, e ao mesmo nível, Jesus coloca o amor ao próximo. Não se podem separar as duas dimensões do mandamento que sintetiza toda a Lei e os Profetas.
No Evangelho, os fariseus, doutos e observantes, perguntam qual é o maior mandamento da Lei. Perdidos nas leis queriam saber qual o princípio supremo que tudo justifica e unifica. Mas eram movidos por uma intenção que não era recta: interrogaram Jesus para o embaraçar. Tinham resumido as muitas leis da Tora em 613 preceitos, 365 proibições e 248 mandamentos positivos. Mas, fazia sentido procurar saber qual é o maior mandamento da Lei. Na sua resposta, Jesus prefere ir à essência da Lei, orientando para o princípio que a inspira e para a disposição interior com que deve ser observada: o amor, na sua dupla vertente para com Deus e para com o próximo. Jesus refere-se à totalidade, a intensidade e a autenticidade do amor a Deus: com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente. Ao lado do amor a Deus, e ao mesmo nível, Jesus coloca o amor ao próximo. Não se podem separar as duas dimensões do mandamento que sintetiza toda a Lei e os Profetas.
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