Thursday, August 11

Quinta-feira da Semana XIX do Tempo Comum


Desaparecido Moisés, Deus continua presente no meio do seu povo, prosseguindo a obra da salvação, agora com um novo líder, Josué, que introduz o povo na terra da promessa. Quando o povo de Deus, que vinha do Egipto a caminho da Terra Prometida, encontrou o rio Jordão, que era preciso atravessar, repetiu-se o mesmo prodígio que já tinha acontecido quando o povo teve de atravessar o Mar Vermelho; foi mais um sinal de que Deus estava com eles e os conduzia naquela viagem de salvação. A arca da aliança, que os sacerdotes transportavam, era o sinal da presença de Deus a guiar o seu povo.
O perdão é das atitudes mais significativas do cristianismo. O discípulo de Jesus Cristo deve imitar, em relação aos outros homens, o que Deus faz em relação a cada um de nós. E tanto mais quanto não há proporção entre o que os outros possam ter de culpa em relação a nós e o que nós temos em relação a Deus. Pedro queria saber qual era o seu tarifário e a resposta de Jesus é dada na parábola, que liberta o perdão de qualquer tarifa, para fazer dele o sinal da presença do Reino na terra. A desproporção entre os dez mil talentos e os cem denários realça as diferenças entre as concepções humanas e divinas da dívida e da justiça. Assim procederá convosco meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar ao seu irmão do íntimo do coração. Deus perdoa-nos se também nós soubermos perdoar e enquanto a nossa capacidade de misericórdia é limitada, a de Deus é infinita daí que seja necessário aproximar da misericórdia de Deus a nossa misericórdia para com os irmãos, porque Ele é generoso connosco.
É inevitável que, no nosso dia, apareçam pequenos conflitos: na vida familiar, no relacionamento com os amigos, etc. O Senhor pede-nos que procuremos perdoar do íntimo do coração.
O amor ao próximo consiste precisamente no facto de que amo, em Deus e com Deus, a pessoa que não me agrada ou que nem sequer conheço… Aprendo a ver aquela pessoa já não somente com os meus olhos e sentimentos, mas segundo a perspectiva de Cristo. O seu amigo é meu amigo. (Deus é amor, 18)

No comments: