Monday, December 25

Pai Natal

Para a história ficou conhecido por Pai Natal, que na noite de 24 de Dezembro anda pelo mundo a distribuir prendas, principalmente às crianças que se portaram bem durante o ano. Mas a história remonta ao século II ou IV, data imprecisa do nascimento de São Nicolau, em Lycia, no sudoeste da Ásia Menor. Foi Bispo de Myra, em Dembre, na actual Turquia. Também a data da sua morte não é certa. Foi sepultado num santuário no séc. VI, local onde dizem ter nascido uma nascente de água. Em 1089 os seus restos mortais foram transladados para Bari, na Itália onde passou a ser conhecido como São Nicolau de Bari.
De acordo com a lenda, Nicolau era cidadão de Patras, nascido no seio de uma família abastada. Após a morte dos seus pais, procurou repartir os seus bens com os pobres. Outra lenda diz que um dia Nicolau auxiliou uma família pobre, ao durante noites seguidas colocar debaixo da janela desta família, um saco com dinheiro. Se ndo um dia descoberto a sua fama e bondade espalhou-se por toda a parte.
Em 1822, Clement Clarke Moore fez um poema "A Noite de Natal" sobre São Nicolau, evocando-o como um velho, jovial, rechonchudo, de barba branca e com mitra e báculo. A figura do Pai Natal foi assim nascendo, ficou conhecido por distribuir prendas às crianças e a imagem foi passando ao longo de muitos anos, assim descreve o livro "Natal no Algarve - Raízes Medievais", de Pe José da Cunha Duarte.
No século XX, ao ser apresentado pela Coca Cola, não mais foi esquecido, instigando ao aparecimento de várias lendas. Alguns países celebram a troca de presentes às crianças, na véspera do dia do santo, a 5 de Dezembro, ao invés da noite de Natal ou da noite dos Reis.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a figura do Pai Natal invadiu a Europa. A Igreja Católica e a Evangélica lutaram sempre contra o "pai natal" ao serviço da Coca Cola, que usou a sua imagem para a explorar. A sua popularid ade aumentou transformando-o em símbolo, estando directamente relacionado com o nascimento de Jesus Cristo, já que os princípios de dar sem pedir em troca são também máximas de Cristo. Ficou também como um dos santos mais populares da história da cristandade, sendo o protector não só dos mais pequenos.

No comments: