Wednesday, January 5

Lapinha e presépios na Madeira

Os termos lapinha e presépio são dois termos distintos mas representam o mesmo: o Nascimento do Menino Jesus. A lapinha, onde o Menino Jesus é colocado de pé, reforça a divindade, a adoração ao Menino, é uma manjedoura. O presépio tem mais a ver com a representação evangélica.
O presépio clássico é a recriação do Nascimento do Menino Jesus. O Menino está deitado na manjedoura, na companhia de Maria, José e os Anjos. A estes elementos, a fé e a devoção dos crentes juntaram-lhes as figuras da vaquinha, do burrinho e dos Reis Magos com oferendas a Jesus. Os presépios diferem de povo para povo, de cultura para cultura, mas a representação é a mesma.
Na Madeira, a lapinha, na sua génese, está relacionada com o ambiente rural, em que se reuniam todos os elementos da Natureza, reflexo dos usos e costumes como o trabalho no campo, os produtos da terra, etc. A mentalidade de outrora e conforme tradição que permanece até hoje, representava o Nascimento do Deus Menino com uma rochinha”ornamentada com diversos elementos naturais, com um arco de ramos de alegra-campo, flores e cadeias de papel de cor. Além disso, destacava-se uma escadinha no cimo da qual se colocava a imagem do Menino, de pé. Sobre a escadinha e a mesa eram colocados os pastores, as cabrinhas, o ensaião, as searinhas, os brindeiros (pães para as crianças), e fruta (laranjas, maçãs, anonas, etc).
Seja através da Lapinha ou do Presépio, o Nascimento do Menino Jesus é celebrado tanto no meio rural como no urbano.

Adaptação livre de um artigo do Jornal da Madeira