Saturday, January 1

Liberdade religiosa, caminho para a paz

Hoje celebra-se também o Dia Mundial da Paz, dia que foi instituído em 1968 pelo Papa Paulo VI em que a Igreja reza de um modo especial pela paz. Por intercessão de Maria, Rainha da Paz, a Igreja pede ao Seu Filho, Príncipe da Paz, o dom supremo da paz; dom que vem do alto, fruto da bênção de Deus. O Santo Padre propõe-nos uma jornada de reflexão pela paz e uma mensagem: a deste ano tem como tema: Liberdade religiosa, caminho para a paz.
A paz é um dom de Deus e um projecto a realizar, nunca totalmente cumprido. Não há fórmulas mágicas para chegar à paz mas é preciso viver numa luta contínua pela paz, começar a caminhar, a dar pequenos passos: uma reconciliação, um perdão, uma aproximação carinhosa, um serviço delicado, uma palavra e um diálogo. Mais vale um gesto pacífico do que muitos discursos sobre a paz. Um gesto cada dia e como diz Gandhi: o caminho da paz é um caminho que nunca termina. Mas com os teus gestos, no Mundo haverá mais paz.
Sob a protecção da Mãe de Deus e nossa Mãe, peçamos-lhe que nos ajude a dar passos na promoção da paz entre todos nós: ser verdadeiro, ser justo, ser responsável, ser tolerante, ser dialogante, ser solidário, trabalhar honradamente, manter a palavra dada, ser crítico e saber aceitar a crítica.


No comments: