Wednesday, October 22

Visconde de Anadia

A Rua Visconde de Anadia é uma das ruas históricas da cidade do Funchal. Faz ligação entre a Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses às ruas Silvestre Quintino de Freitas e João de Deus. Até 1989, esta rua terminava no Largo do Pelourinho. Mas depois da construção da Praça da Autonomia, a artéria prolongou-se até a Avenida do Mar. Este acesso viário começou por ser chamada apenas Rua do Anadia. Foi Fernão de Ornelas, antigo presidente da Câmara Municipal do Funchal, que lhe atribuiu o nome de Visconde de Anadia.

João Rodrigues de Sá, Visconde de Anadia, na qualidade de ministro da Marinha, prestou relevantes serviços à Madeira, em especial depois da aluvião de 1803. Aluvião essa que deixou um rasto de destruição sobre o Funchal.

Visconde de Anadia enviou, na altura, um dos engenheiros mais qualificados do país: o brigadeiro Oudinot (que veio a ter uma rua com o seu nome e que é paralela à da Rua Visconde de Anadia). O brigadeiro Oudinot trouxe todos os meios materiais e humanos para proceder à concretização das muralhas das três ribeiras existentes na cidade por forma a evitar prejuízos futuros.

No comments: