Thursday, August 25

Quinta-feira da Semana XXI do Tempo Comum


As notícias trazidas por Timóteo enchem de alegria o coração de Paulo, ao ouvir como os cristãos de Tessalónica se mantêm firmes no Senhor. O Apóstolo, que andava angustiado, recupera a alegria, tal como acontece com um pai, que temendo o pior para os filhos, vem a saber que estão bem. O amor que o anúncio do Evangelho suscitou no coração do Apóstolo é como que uma espada que o atravessa. Anda inquieto, noite e dia, por causa do bem que quer àqueles que a Palavra tinha regenerado para a vida da graça. Mas, agora, põe tudo nas mãos de Deus, dando graças e intercedendo pelos seus amados Tessalonicenses. Essas boas notícias são sempre ocasião de dar graças a Deus, o que significa que, para S. Paulo, é Deus a fonte de todo o bem de que os cristãos dão testemunho. As boas obras dos cristãos são testemunho da santidade de Deus. Mas a graça que o Apóstolo mais deseja ver neles é a caridade.
O final do Evangelho de S. Mateus contém várias parábolas sobre a vigilância. Aquela que hoje se lê dirige-se particularmente aos chefes da comunidade, que hão-de ser fiéis e avisados, mas é igualmente uma prevenção para todos nós, que aguardamos a vinda do Senhor. Este discurso não visa assustar, mas encorajar. Jesus exorta à vigilância: Vigiai!, Estai preparados! O dono deve vigiar a casa, mas também os servos, que são seus amigos e estimam a casa. O servo fiel e prudente faz as vezes de dono da casa e trata bem os seus companheiros. O mau servo aproveita a ausência do dono para desperdiçar os bens e maltratar.
A partir da Ascensão, a vinda de Cristo na glória está iminente... Este advento poderá dar-se em qualquer momento. Na Santa Missa dizemos depois da Consagração: «Anunciamos Senhor a vossa morte... Vinde Senhor Jesus!».
Jesus recomenda-nos: Vigiai. Estamos vigilantes quando nos esforçamos por melhorar a nossa própria vida e a da sociedade em que vivemos; vivendo a nossa profissão, os negócios, o descanso... para com eles alcançarmos a vida eterna; tornando o mundo mais justo, mais humano, mais cristão.

No comments: