Sunday, July 8

Domingo XIV do Tempo Comum


Reflexão
Jesus assume-se como um profeta, um enviado de Deus, que que tem uma mensagem para oferecer aos homens. Os ensinamentos que propõe não vêm dos mestres judaicos, mas do próprio Deus: a vida que Ele oferece é a vida plena e verdadeira que Deus nos propõe.
O facto de as propostas apresentadas por Jesus serem rejeitadas pelos chefes religiosos, pelo povo da sua terra, pelos seus parentes não invalida a sua verdade e a sua autenticidade. O povo é livre de aceitar ou rejeitar as propostas de Jesus Cristo. É por isso que diz que em Nazaré, Jesus não podia fazer qualquer milagre porque faltava a parte muito importante das curas e das acções: a adesão e a fé. Mas, por ali Jesus curou alguns doentes impondo-lhes as mãos o que significa que alguns manifestaram uma certa abertura a Jesus mas estavam muito ligados às tradições antigas.
O grande ensinamento que Jesus nos quer dar neste dia é o convite que Ele nos faz a não nos fecharmos nos nossos preconceitos e esquemas mentais e a purificarmos sempre em diálogo com os nossos irmãos que partilham a mesma fé, na escuta da Palavra e na oração, a nossa perspectiva sobre Deus. Estas leituras devem fazer-nos pensar nos preconceitos com que muitas vezes abordamos e julgamos os nossos irmãos. Seremos justos na forma como julgamos os outros? O Senhor ensina-nos hoje a purificarmos o nosso coração e a nossa mente: que acolhamos os nossos irmãos, sem preconceitos e somente com a riqueza que cada um tem em si mesmo: as suas qualidades, os seus dons e tudo aquilo que tem de bom.

No comments: