Sunday, February 17

50 anos de Lego

O Lego, de origem dinamarquesa e com o qual mais de 400 milhões de crianças brincam anualmente em todo o mundo, fez 50 anos, resistindo ao passar do tempo, aos jogos electrónicos e às crises financeiras.
A história da empresa Lego nasce ligada à figura de Ole Kirk Kristiansen, um carpinteiro de Billund, que passou para os brinquedos inspirado nas versões em miniatura que começou a fazer dos móveis que executava no final da década de 1920.
Kristiansen fundou em 1932 a Lego, do dinamarquês "brinca bem", que em latim significa "eu armo" ou "eu junto", uma coincidência que o carpinteiro desconhecia.
No entanto, só a 28 de Janeiro de 1958, Godtfred Kirk Christiansen, o filho do carpinteiro Ole Kristiansen, criou a patente das peças tão características com as quais se podem fazer infinitas montagens.
Este elemento tão simples, que deu azo ao jogo mais conhecido e mais popular de todo o mundo, "não envelhece com a idade e continua a fascinar porque permite às crianças dar livre curso e desenvolver a criatividade, imaginação e curiosidade", refere a porta-voz da Lego na sede da empresa, em Billund, na zona oeste da Dinamarca.
As actuais peças de Lego adaptam-se sem problemas às que existiam em 1958, referem entusiasticamente os adeptos do jogo.
Nestes 50 anos de vida do jogo, a empresa criou, entre outras, as peças Primo, Quatro, Duplo e Toolo destinadas a acompanhar as diferentes idades das crianças, com características que tornam a falsificação extremamente difícil.
Apesar de tudo, a empresa Lego conheceu graves crises devido à concorrência dos jogos electrónicos no final dos anos 90, tendo atingido o ponto negro no início de 2004.
Na altura mais crítica da crise, há quatro anos, o proprietário da Lego, Kjeld Kirk Kristiansen, tentou inverter a tendência negativa, mas depois de ter injectado 800 milhões de coroas da sua fortuna pessoal na empresa em vão, Kristiansen cedeu o lugar a um jovem director de 35 anos.
O novo director conseguiu recuperar a empresa através, entre outras alterações, de despedimentos, encerramentos de fábricas, deslocalizações e cessação de actividades anexas.
As vendas em 2006, as últimas estatísticas disponíveis, em 130 países atingiram 7,8 mil milhões de coroas (cerca de 1,04 mil milhões de euros). Sete caixas de Lego são vendidas em cada segundo em todo o mundo e 19 mil milhões de elementos são fabricados anualmente.

Fonte: Diário de Notícias da Madeira

No comments: