Thursday, October 29

Morreu o padre dos Pastorinhos

Partiu sem assistir à canonização dos videntes Jacinta e Francisco Marto, mas o seu nome ficará para sempre ligado à história da mensagem de Fátima. O vice-postulador para a Causa da Canonização dos Pastorinhos, padre Luís Kondor, de 81 anos, morreu ontem, pelas 14h00, na sua casa, em Fátima."Estava consciente e faleceu sereno, no seu quartinho", contou ao CM a irmã Ângela Coelho, uma das pessoas que acompanharam os últimos momentos de vida do sacerdote. Acamado desde Julho, após dois anos a lutar contra uma doença oncológica, manteve sempre a lucidez e o espírito lutador que o caracterizavam. Não conseguiu vencer esta batalha, mas deixou um testemunho de determinação que fica perpetuado em algumas das fases mais importantes da história de Fátima, sobretudo no que se refere à divulgação das Aparições da Cova da Iria.
"Ele amava o Francisco e a Jacinta e entregou-se apaixonadamente à mensagem de Fátima. Era um exemplo de persistência e de sentido de entrega", adiantou Ângela Coelho, a futura vice-postuladora da Causa da Canonização.
Vocacionado para o sacerdócio "desde a infância", como o próprio confessou nas celebrações das suas bodas de ouro sacerdotais, abandonou a Hungria para escapar às invasões soviéticas. 
Em Fátima, encontrou alimento para as suas convicções. Tornou--se confidente da Irmã Lúcia e um apaixonado pela mensagem da Virgem Maria, que prometera a conversão da Rússia. Foi um dos principais impulsionadores na beatificação de Jacinta e Francisco Marto, começou a trabalhar na canonização, mas acabou por morrer antes de ver concluído o processo.
O corpo está em câmara ardente na capela do Seminário do Verbo Divino, na Cova da Iria. O funeral realiza-se amanhã, a partir das 11h00, na Basílica do Santuário, ficando o corpo sepultado no cemitério de Fátima.

in Correio da Manhã

No comments: