Tuesday, November 15

Terça-feira da Semana XXXIII do Tempo Comum


O Segundo Livro dos Macabeus não é a continuação do primeiro; é antes uma série de episódios da primeira parte da luta narrada no livro anterior, apresentados de maneira empolgante, própria para comover o leitor. Hoje lemos o martírio de Eleazar, que preferiu morrer a tomar uma atitude fingida e equívoca. Não quis transgredir as normas sobre a alimentação e assim enfrentou serenamente o martírio. A fidelidade às leis sobre a alimentação era sinal da fidelidade à lei do Senhor e ao próprio Senhor. Quando lhe é sugerido que finja comer as carnes proibidas, Eleázar recusa por temer dar mau exemplo aos jovens Israelitas e reage com firmeza às imposições do rei pagão. As últimas palavras do mártir contrapõem o sofrimento físico à alegria do coração. Assim se torna para todos um exemplo de fortaleza e de coragem.
É constante em S. Lucas o apelo à conversão. Este apelo é, só por si, a afirmação da misericórdia do Senhor e da necessidade que todo o homem tem de a aceitar, oferecendo a Deus o seu coração, generosamente disposto a converter-se a Ele, como Zaqueu. Ao apelo há-de corresponder a resposta da conversão, e a conversão, que já é dom de Deus, abre a porta à salvação celebrada na alegria. Zaqueu procurava ver Jesus, mas não conseguia, seja devido à sua pequena estatura, seja à distância psicológica e espiritual que o afastava do Senhor. Mas Jesus também procurava Zaqueu para lhe satisfazer o desejo. O encontro de ambos torna-se um momento de graça: Hoje tenho de ficar em tua casa…Hoje veio a salvação a esta casa. Precisamos de tempos de intimidade pessoal com o Senhor, de tempos que devemos escolher no dia, fora dos tempos da oração comunitária. Devemos pôr-nos à escuta da Palavra, se quisermos converter-nos como Zaqueu, se quisermos anunciá-la com convicção e fervor tanto na pregação tanto na direcção espiritual como no testemunho da nossa vida quotidiana.
Zaqueu tinha uma grande vontade de ver Jesus e Eleazar preferiu o martírio para poder unir-se a Deus na eternidade.

No comments: