Thursday, January 17

Memória litúrgica de Santo Antão, Abade


Santo Antão, Abade
Este insigne pai do monaquismo nasceu no Egipto cerca do ano 250. Depois da morte de seus pais, distribuiu os seus haveres pelos pobres e retirou-se para o deserto, onde começou a sua vida de penitente. Teve numerosos discípulos e trabalhou em defesa da Igreja, animando os confessores na perseguição de Diocleciano e apoiando S. Atanásio na luta contra os arianos. Morreu no ano 356.

Liturgia da Palavra - http://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=2357

Reflexão
Segundo a Bíblia a lepra incluía diversas doenças da pele, além da doença propriamente dita. O leproso era votado à marginalização total, social e religiosa. Este homem, porém, não se resigna à sua sorte e acode a Jesus. E Jesus cura-o e restitui-o à comunidade de salvação. É assim o amor e a misericórdia de Deus: não tem fronteiras. Através dos discípulos, Ele continua a dar vista aos cegos, a curar os leprosos, a ressuscitar os mortos! Só é preciso ir ter com Ele!
A lepra que aflige hoje o homem é todo o submundo da injustiça, da prostituição e da droga. Perante esta sociedade de consumo que nos oprime e só produz ricos e pobres, o que é que vemos? O descarado passivismo duma sociedade sem alma.

No comments: