Wednesday, January 2

Memória litúrgica de São Basílio Magno e Gregório de Nazianzo

São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno, bispos e doutores da Igreja
Basílio nasceu em Cesareia de Capadócia no ano 330, de uma família cristã; homem de grande cultura e virtude, começou por viver vida eremítica, mas no ano 370 foi eleito bispo da sua cidade natal. Combateu os arianos; escreveu excelentes obras e sobretudo regras monásticas, pelas quais ainda hoje se regem muitos mosteiros do Oriente. Foi grande benfeitor dos pobres. Morreu em 379, no dia I de Janeiro.
Gregório nasceu no mesmo ano que Basílio, perto de Nazianzo, e deslocou-se a várias terras por razões de estudo. Seguiu o seu amigo Basílio na vida eremítica, mas foi depois ordenado presbítero e bispo. No ano 381 foi eleito bispo de Constantinopla, mas devido a divisões existentes naquela Igreja, retirou-se para Nazianzo, onde morreu no dia 25 de Janeiro do ano 389 ou 390. Pela profundidade da sua doutrina e encanto da sua eloquência foi chamado «o teólogo».

Liturgia da Palavra - http://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=1836
 
Reflexão
Os primeiros discípulos de Jesus eram discípulos de João, mas conseguiram seguir Jesus, graças ao testemunho do seu mestre sobre o Messias. Ao vivê-lo comunicam-na aos demais. Hoje em dia o testemunho de Cristo e da Boa Nova ainda é o que prevalece. Como João deu testemunho de Jesus, assim o cristão. Ser cristão é ser testemunha de Cristo. Demonstrando com a vida a condição de baptizado. Como nos diz o Papa Paulo VI: o homem contemporâneo escuta melhor quem dá testemunho do que quem ensina ou, se escutam os que ensinam, é porque disso dão testemunho.
O Cristão de hoje é chamado a ser anunciador do Evangelho e da palavra de Jesus, a voz que grita com a sua vida a verdade de Cristo, apesar da pobreza e da fraqueza que experimenta em si mesmo, nas suas palavras e métodos pastorais. É aquele que se define em função de Cristo, dá testemunho d'Ele, prepara-Lhe a missão e não procura centrar as atenções em si, mas em Cristo e no Evangelho.
A humildade é o caminho da caridade e a condição para um testemunho apostólico abençoado por Deus. Para vir até nós, Deus percorreu o caminho da humildade. Não temos um caminho diferente para irmos até Ele. A humildade permite-nos permanecer em Deus.

No comments: