Friday, May 3

Festa litúrgica de São Filipe e São Tiago, Apóstolos

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=387

São Filipe e São Tiago, Apóstolos
Como São Pedro e Santo André, Filipe era natural de Betsaida. O seu nome grego deixa supor que pertencia à comunidade helenista. Foi dos primeiros discípulos a ouvir o chamamento do Senhor: Segue-me. Pôs-se imediatamente ao serviço do Senhor e começou a dedicar-se à missão. Segundo a tradição, São Filipe evangelizou a Turquia, onde morreu mártir.
São Tiago, o Menor, filho de Alfeu, era primo de Jesus e escreveu a Carta de Tiago. Foi testemunha privilegiada da ressurreição do Senhor, ocupando um lugar proeminente na comunidade de Jerusalém. Depois da dispersão dos Apóstolos, nos anos 36-37, aparece como chefe da igreja-mãe. Morreu mártir por volta do ano 62, sendo precipitado pelos Judeus do Templo e lapidado como Estêvão. Na sua carta, deixou-nos o testemunho da prática da Unção dos Enfermos já nos tempos apostólicos.

Reflexão
Cristo é a Palavra do Pai em carne humana: trata-se de um viver e um conhecer pela força da fé; em São João, ver, conhecer e crer, são praticamente sinónimos. Supõem a experiência íntima e pessoal com Deus; Jesus remete às Suas palavras e obras, a prova da Sua união com o Pai.
A contemplação do Pai em Jesus, faz-se extensiva a todos os cristãos que se convertem em sinal da Sua presença no mundo; a fé, unida à oração humilde, tudo acalma; a difusão do Evangelho, acaba muitas vezes em perseguições e sofrimentos; a Palavra de Deus é um desafio constante à liberdade das nossas opções.

No comments: