Tuesday, November 17

Memória litúrgica de Santa Isabel da Hungria

Santa Isabel da Hungria
Era filha de André II, rei da Hungria, e nasceu no ano 1207. Ainda muito jovem foi dada em matrimónio a Luís IV, landgrave da Turíngia, e teve três filhos. Dedicou-se a uma vida de intensa meditação das realidades celestes e de caridade para com o próximo. Depois da morte de seu marido, renunciou aos seus títulos e bens e construiu um hospital onde ela mesma servia os enfermos. Morreu em Marburgo no ano 1231.

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3140

Reflexão
Nestas cartas às Igrejas, pode sentir-se toda a frescura e toda a seriedade da fé das primeiras comunidades cristãs. À revelação de grandes dons correspondem exigências igualmente grandes e bem definidas, e, ao mesmo tempo, apresentam-se recompensas gloriosas, que não são outras senão a participação na glória do Senhor ressuscitado, Aquele que está sentado no trono do Pai.
É constante em São Lucas o apelo à conversão. Este apelo é, só por si, a afirmação da misericórdia do Senhor e da necessidade que todo o homem tem de a aceitar, oferecendo a Deus o seu coração, generosamente disposto a converter-se a Ele, como Zaqueu. Ao apelo há-de corresponder a resposta da conversão, e a conversão, que já é dom de Deus, abre a porta à salvação celebrada na alegria.

No comments: