Wednesday, January 24

Memória de São Francisco de Sales

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=4439

São Francisco de Sales, Doutor da Igreja
Nasceu na Sabóia no ano 1567. Ordenado sacerdote, trabalhou muito pela restauração da fé católica na sua pátria. Esse santo oferece-nos a mais perfeita lição do quanto se pode conseguir pela bondade e pela doçura.
Foi Bispo de Genebra, na Suíça, mostrou-se verdadeiro pastor do clero e dos fiéis, instruindo-os com os seus escritos e obras, feito modelo para todos. Viu-se logo cercado pelos calvinistas que, naquele tempo, eram tomados por uma grande aversão contra tudo o que fosse católico. Ao invés de brigar e de se entregar à oposição, S. Francisco de Sales preferiu seguir o caminho de um humanismo suave. Fez valer esta máxima: Mais moscas se caçam com um pingo de mel do que com um barril de vinagre.
Ele passou a vida escrevendo e é o patrono dos jornalistas. Os seus dois livros - Tratado do Amor de Deus e Introdução à Vida Devota lêem-se com a mesma facilidade e interesse como no tempo em que foram escritos.
Fundou a Ordem da Visitação e foi capaz de interpretar o que Deus deseja e o que está no íntimo de cada coração humano.
Morreu em Lião a 28 de Dezembro de 1622, mas foi sepultado definitivamente em Annecy a 24 de Janeiro do ano seguinte.

Reflexão das leituras
Segundo os biblistas, a explicação desta parábola pertence à tradição da primitiva comunidade apostólica. Dela se deve extrair uma só doutrina global, que é o êxito final do Reino. Distinção necessária entre o tempo da sementeira (a Igreja) e o tempo da colheita (O Reino consumado). Cada um de nós deve dispor-se a ser esse terreno bom, onde a semente possa produzir o máximo rendimento, cada um segundo a medida dos talentos recebidos.

No comments: