Wednesday, June 26

Quarta-feira da Semana XII do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=4647

Reflexão
Tal como as árvores pelos seus frutos, é pelas obras que se conhecem os homens, bons ou maus. Quão diferente o seu destino?! É no coração que radica a bondade e a maldade dos homens! Por isso urge interiorização e qualidade nas nossas obras. Os falsos profetas por aí andam. Pelos seus frutos os conhecereis, adverte o Mestre, ao mesmo tempo que apela às obras de misericórdia, através das quais se conhece e identifica o verdadeiro discípulo. Já Sócrates o avisou: Vive com os homens como se Deus te visse; fala com Deus, como se os homens te ouvissem.

Friday, June 21

Memória de São Luís Gonzaga, religioso

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/xi-semana-sexta-feira-tempo-comum-anos-pares0/

São Luís Gonzaga
Luís Gonzaga nasceu em 1568, perto de Mântua, na Lombardia, filho dos príncipes de Castiglione. Educado cristãmente por sua mãe, desde cedo mostrou indícios de grande aspiração pela vida religiosa. Renunciando ao principado em favor de seu irmão, entrou na Companhia de Jesus, em Roma; e, durante os estudos de Teologia, entregando-se ao serviço dos enfermos nos hospitais, contraiu uma enfermidade que o levou à morte, no ano 1591.

Reflexão
Deus tinha feito a promessa a David de que o Messias viria da sua descendência. Quando morreu Ocozias, rei de Judá, que era, por isso, da linhagem de David, sua mãe, Atalia, que era de origem pagã, mandou matar todos os filhos do rei falecido, para assim pôr termo à dinastia de David e introduzir o culto dos deuses pagãos. Uma princesa de Judá conseguiu ocultar o filho mais novo de Ocozias, chamado Joás, livrando-o assim da morte, e este foi, mais tarde, proclamado rei. Atalia foi morta, o templo dos deuses pagãos demolido e renovada a aliança entre Deus e o seu povo. Não podem os homens impedir que se realizem os desígnios de Deus.
Os caminhos do Evangelho passam todos pelo coração do homem. As coisas têm o valor que o homem lhes der, e, para o cristão, têm o valor que a fé lhe ensinar a atribuir-lhes. Por isso, os tesouros terrenos não podem dominar o coração humano. O verdadeiro tesouro está mais longe e mais alto do que os cofres que podem ser assaltados. Para saber dar o verdadeiro valor às coisas que o envolvem, o homem precisa de purificar o seu interior, donde nasce a verdadeira luz, que dá o sentido autêntico a tudo o que o rodeia.

Thursday, June 20

Quinta-feira da Semana XI do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/xi-semana-quinta-feira-tempo-comum-anos-pares0/

Reflexão
O Pai Nosso é a expressão mais perfeita, completa e simples das nossas petições! As três primeiras referem-se a Deus e as outras a nós. Mas no centro está sempre o Reino de Deus. Ele é a ideia vertebral de todo o Pai Nosso. É a afirmação da Paternidade de Deus e da fraternidade humana. É uma oração pessoal e comunitária, única ensinada por Jesus. A concluir, insiste no perdão feito de reconciliação fraterna. Só se recebe na proporção em que se dá. O perdão que recebemos é o perdão que damos!

 

Wednesday, June 19

Quarta-feira da Semana XI do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/xi-semana-quarta-feira-tempo-comum-anos-pares0/

Reflexão
A santidade e a fidelidade, nos discípulos de Jesus, têm de superar o nível mínimo da letra da Lei. A semente do reino actua a partir do interior. Agir só para agradar a Deus sem procurar o aplauso dos homens, é o princípio a aplicar no caso da esmola, da oração e do jejum. Em cada um destes actos Jesus contrapõe a farsa publicitária dos judeus à atitude discreta do verdadeiro adorador do Pai. Jesus é um verdadeiro inconformista com os costumes do seu tempo, quando apela à eficácia sem ostentação. Mas ainda há muitos que dela vivem, há quem viva para a fotografia, para ser visto e admirado pelos homens!

Tuesday, June 18

Terça-feira da Semana XI do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/xi-semana-terca-feira-tempo-comum-anos-pares0/

Reflexão
O amor toma novos horizontes. Cristo rompe com a estrutura tradicional dos rabinos, ampliando o conceito de próximo, e exigindo o amor aos inimigos, como nova justiça do Reino de Deus. Não são esses os critérios do mundo. Para haver amor efectivo, não supõe que seja necessariamente afectivo. Cristo dá o exemplo, propõe o seu exemplo e os homens que se fazem à perfeição, também dão o exemplo. É possível, portanto, cumprir o programa do Reino que supõe o amor aos inimigos.

Tuesday, June 11

Memória de São Barnabé, Apóstolo

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=414

Reflexão
São Barnabé era natural da ilha de Chipre e foi um dos primeiros fiéis de Jerusalém. Pregou o Evangelho em Antioquia e acompanhou São Paulo na sua primeira viagem apostólica. Interveio no Concílio de Jerusalém. Voltou à sua pátria, onde pregou o Evangelho; e aí morreu.    
São Barnabé pôs em prática o mandato do Senhor. Foi destacado para pregar o Evangelho em Antioquia e, mais tarde, para acompanhar São Paulo na sua primeira viagem apostólica.
Além da pregação, o Senhor confia também aos Apóstolos o cuidado dos enfermos: a Igreja recebeu este encargo do Senhor. Ela crê na presença vivificante de Cristo, médico das almas e dos corpos, presença que age particularmente através dos sacramentos: não deixemos de proclamar a Boa Nova e de cuidar dos nossos e dos outros doentes.
Barnabé não era apóstolo porque ele não chegou a conhecer Jesus pessoalmente, mas tornou-se apóstolo pela adesão à fé e pela disponibilidade ao serviço da Igreja segundo o impulso do Espírito Santo.