Thursday, October 27

Quinta-feira da Semana XXX do Tempo Comum


Esta passagem é um verdadeiro hino ao amor de Deus manifestado em Cristo. O amor de Deus revelou-se em Jesus Cristo, que Se fez homem por amor dos homens e por eles morreu e para eles ressuscitou e assim manifestou como é verdadeira aquela outra Palavra da Escritura, que o amor é mais forte do que a morte. Nada pode agora ser tido pelos homens como mais forte do que este amor, que assim se manifestou: nada por isso nos poderá separar dele. Foi a experiência desse amor que o transformou de perseguidor em apóstolo. Esse amor justifica-nos diante de Deus e da parte de Deus; realiza a nossa comunhão com Deus em Cristo Jesus; leva-nos a vencer tudo quanto poderia separar-nos de Deus e de Cristo; dá-nos confiança para prosseguirmos o nosso caminho de fé, de esperança e de caridade; dá-nos a certeza de que a vitória de Deus já começou na nossa vida e irá aperfeiçoar-se à medida que avançamos. É a experiência de quem se confiou plenamente ao amor de Deus, manifestado e comunicado em Cristo Jesus. É consolador saber que Deus está sempre do nosso lado: Se temos Deus por nós, quem poderá estar contra nós?
Ao lado do amor de Deus pelos homens manifestado em Cristo, concretamente pelos da pátria em que Jesus morreu, aparece a incompreensão e a ingratidão da própria cidade santa de Jerusalém. Mas, é no meio destes caminhos, cheios de pecados dos homens, que Deus vai preparar para esses mesmos homens a salvação pela oblação de seu Filho sobre a cruz. Jerusalém, teatro do pecado, será também o lugar onde o Filho de Deus dará a vida pelos homens pecadores. Herodes, com os chefes religiosos de Israel, querem matar Jesus. O Senhor reafirma a sua fidelidade ao mandato recebido do Pai: anunciar o tempo da salvação definitiva. A expulsão dos demónios e as curas são sinais dessa salvação já presente. Jesus anuncia a ruína dessa cidade, uma ruína material, será destruída pelos romanos, mas também uma ruína espiritual, pois recusando Jesus, não acolhe a realização das promessas.

No comments: