Thursday, November 22

Quinta-feira da Semana XXXIII do Tempo Comum

Leituras e Reflexão no Portal dos Dehonianos
 
Depois da visão de Deus, vem a do Cordeiro imolado, que, pelo seu sacrifício na Cruz, mereceu abrir os selos do livro dos desígnios secretos de Deus sobre o futuro da sua Igreja. Jesus é o descendente da tribo de Judá, o filho de Jacob, a quem seu pai, ao abençoá-lo antes de morrer, proclama Leão vitorioso. Como no dia anterior, a leitura termina com um hino de louvor e glória, um cântico novo, cântico da Nova Aliança.
Este texto apresenta-nos, numa visão grandiosa, uma mensagem clara: a história humana é um mistério, porque Deus está presente nela. O símbolo do livro selado com sete selos significa que tudo permanecerá envolto no mistério. Jesus é o Cordeiro imolado digno de receber o livro e de abrir os selos; porque foste morto e, com teu sangue, resgataste para Deus, homens de todas as tribos, línguas, povos e nações. Procuremos imitar o seu exemplo: O Cordeiro foi imolado e resgatou-nos com o seu sangue, a nós homens de todas as nações, para fazer de nós um reino de sacerdotes, que vão reinar sobre a Terra.
 
Depois de ter sido aclamado pelo povo aquando da sua entrada triunfal em Jerusalém, Jesus chora sobre a cidade, que, apesar de O ter aclamado, não entendia a sua mensagem de paz! O choro de Jesus revela-nos a sua humanidade autêntica e a sua total participação no drama de uma humanidade que resiste a entrar no projecto salvífico de Deus. Jesus salva-nos com o seu poder divino mas também com a sua fragilidade humana. A cidade que Lhe abriu as portas para o triunfo do dia dos Ramos não teve fé para Lhe abrir o coração, a dor de Jesus é consequência da falta de correspondência dos habitantes de Jerusalém que não souberam acolher a misericórdia de Jesus. Sofrerá então a visita de punição, com as terríveis consequências, que, apesar de serem sempre graças, serão sentidas como desgraças. A paz é o dom messiânico, Jesus veio proclamá-la e oferecê-la a todos. É preciso acolhê-la para caminhar com Jesus. O tempo de que fala Jesus é o tempo providencial em que Deus visita o seu o povo para o libertar e introduzir no Reino.

No comments: