Thursday, December 5

Memória litúrgica de São Frutuoso, São Martinho de Dume e São Geraldo




Memória dos santos Martinho de Dume, Frutuoso e Geraldo, bispos de Braga, em Portugal

Martinho de Dume, oriundo da Panónia, da actual Hungria, homem de grande erudição, ocupou a sede episcopal de Dume e depois a de Braga. Graças ao seu zelo apostólico e à sua pregação, os Suevos abandonaram a heresia ariana e abraçaram a fé católica. Empenhou-se com ardor na erradicação dos costumes da idolatria, inclusive linguísticos, como na designação cristã dos dias da semana, e escreveu importantes opúsculos, nomeadamente de orientação moral, catequética, pastoral e de vida monástica. Com a sua virtude e sabedoria, diz Santo Isidoro de Sevilha, a Igreja floresceu na Galécia. Morreu no dia 20 de Março.

Frutuoso, de nobre família visigótica, depois de ter sido monge e fundador de cenóbios, foi eleito bispo de Dume e finalmente nomeado bispo metropolitano de Braga pelos Padres do Concílio X de Toledo, governando simultaneamente com suma prudência esta Igreja e os seus mosteiros. A sua santidade e labor apostólico estenderam-se a toda a península ibérica. Morreu no dia 16 de Abril.

Geraldo, natural da Gália, professou no mosteiro de Moissac, de onde passou para Toledo; depois foi eleito bispo de Braga, onde exerceu grande actividade na reorganização da diocese, na promoção da vida monástica, na reforma litúrgica e pastoral, na reconstrução de igrejas, bem como na aplicação da disciplina eclesiástica. Morreu neste dia 5 de Dezembro, na localidade de Bornes, quando fazia as visitas pastorais nessa distante região.

Reflexão
Na 1ª leitura do apocalipse de Isaías, a comunidade do povo crente canta um hino de vitória, porque, de novo, o humilde foi reabilitado.
Não são os lábios mas o coração e a vontade, que contam para entrar no reino de Deus: Escutar a Palavra e pô-la em prática.
Nem as tradições, por muito válidas que sejam, mas a obediência à fé e à vontade de Deus. O eixo da nossa vida cristã, é a Palavra de Deus. Cristo, o grande Servidor do Pai, é o nosso modelo de escuta e prática da Palavra e Vontade de Deus.

No comments: