Thursday, February 11

Memória litúrgica da Virgem Santa Maria de Lurdes

 

Nossa Senhora de Lurdes
Em 1858 a Imaculada Virgem Maria apareceu a Bernarda Soubirous na gruta de Massabielle, perto de Lourdes (França). Por intermédio desta humilde menina, Maria chamou os pecadores à conversão e despertou na Igreja um intenso movimento de oração e caridade, sobretudo em benefício dos doentes e dos pobres.

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3253

Reflexão
Na primeira leitura, outra imagem poética representa a mulher a ser criada a partir do homem, para levar a concluir a unidade do par humano, célula e berço da própria sociedade humana. A nudez inicial significa a ausência da concupiscência, que aparecerá mais tarde ligada ao pecado. Por enquanto, tudo respira a frescura matinal do paraíso, depois tristemente perdido.
O Evangelho é esta uma das narrações mais comoventes do Evangelho: a situação de angústia da mulher, a sua própria condição social, porque era, em relação a Jesus, uma estrangeira, a sua oração tão confiante, tão humilde e tão insistente, a sua fé, que tanto tocou o coração de Jesus, a ponto de Ele lhe elogiar essa sua fé e logo lhe conceder o que pedia. Assim se anunciavam os frutos da palavra de Jesus para além das fronteiras de Israel. O Filho de Deus veio ao mundo para todos os povos do mundo. Narrações como esta, também elas são revelações.

No comments: