Thursday, February 4

Memória litúrgica de São João de Brito

 

São João de Brito, presbítero e mártir
João de Brito nasceu em Lisboa (Portugal), no dia 1 de março de 1647, de família nobre. Entrou na Companhia de Jesus e, ordenado presbítero, embarcou para as missões da Índia, onde trabalhou no meio de grandes sofrimentos e perseguições, mas também com grande fruto apostólico. Em Oriur, localidade do reino do Maravá, na Índia, depois de ter convertido muitos à fé, adaptando-se à vida e costumes dos ascetas daquela região, coroou a sua vida com um glorioso martírio, no dia 4 de fevereiro de 1693.
 

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3248


Reflexão
Estabelece-se, na primeira leitura, a comparação entre a manifestação de Deus no monte Sinai a Moisés e a actual situação da Igreja. Diferentemente do povo do Antigo Testamento, os cristãos têm agora acesso a Deus por Cristo. Sião é aqui a cidade de Deus, a Jerusalém celeste, onde se reúne a assembleia festiva dos eleitos, aqueles cujos nomes estão inscritos nos Céus e que, pelo Sangue de Jesus, o Cordeiro imolado e Mediador da nova Aliança, vivem, para sempre, na intimidade de Deus.
No Evangelho, depois de ter indicado, nos capítulos anteriores, em que consiste a missão de Jesus, o Evangelista passa a descrever como esta missão se vai prolongar naqueles que Jesus envia, os Apóstolos. Apóstolo significa enviado. O Senhor, que lhes deu aquele nome, envia-os Ele mesmo, com o seu próprio poder, sem outros apoios materiais, para que se compreenda bem que a missão deles não vem dos homens, mas de Deus. Eles serão, no futuro e até ao fim dos tempos, os que hão-de levar a todos os homens a Palavra de Jesus, para que também eles venham a tomar parte no reino de Deus.

No comments: