Tuesday, August 25

Reflectindo: Domingo XXI do Tempo Comum (I)

A liturgia deste 21º Domingo do Tempo Comum fala-nos muito em opções: cada um de nós é chamado constantemente a fazer opções na vida, umas mais importantes para a vida, outras mais quotidianas e mais imediatas mas todas elas implicam uma decisão e um abandono de alguma coisa. De facto, cada um de nós tem, dia a dia, de fazer escolhas, tomar opções e orientar a sua vida por um caminho que julga ser o melhor para si e para os outros.
Na primeira leitura, Josué convida as tribos de Israel a escolherem entre servir a Deus e servir outros deuses. Ele mostra-os como o Seu Deus é alguém de confiança, alguém que não se cansou de os salvar e libertar da escravidão do Egipto. A partir daí, o povo é convidado a optar livremente e a tirar as suas próprias conclusões. Josué e a sua família já optaram: escolheram servir o Senhor Deus.
Todo o povo manifesta a sua intenção de servir o Senhor porque o Senhor é o nosso Deus, que nos fez sair, a nós e a nossos pais, da terra do Egipto, da casa da escravidão. Foi Ele que, diante dos nossos olhos, realizou tão grandes prodígios e nos protegeu durante o caminho que percorremos entre os povos por onde passámos. Também nós queremos servir o Senhor, porque Ele é o nosso Deus. O povo compromete-se assim a renunciar outros deuses e a fazer de Deus Criador do céu e da terra o único e digno de adoração e de louvor.
A aceitação de Deus na vida deste povo é portanto uma opção livre feita por pessoas que fizeram uma experiência de encontro com Deus e que sabem que é aí que está a verdadeira felicidade e a realização para a sua vida.
Tal como este povo, nós cristãos também temos de saber optar entre os vários deuses que nos aparecem na nossa vida e o único Deus, nosso Senhor e Salvador. Há vários valores e propostas que nos desviam de Deus e dos Seus ensinamentos: cabe a cada um de nós saber escolher, saber optar por aquilo que julga ser o melhor. Segundo esta leitura que escutamos, só comprometendo-se com Deus é que teremos de facto a felicidade e o êxito.

No comments: