Tuesday, August 25

Reflectindo: Domingo XXI do Tempo Comum (II)

Ser cristão é optar por Cristo e pela sua doutrina. Não podemos ser cristãos em part-time, só quando convém ou quando fica bem nas fotografias; não podemos ser e não ser; temos de ser coerentes e constantes. Mas, sabemos que nem sempre é fácil seguir Jesus; o seu projecto é muito exigente; a Sua Palavra incomoda, é dura, por vezes até doi, fere e mas acima de tudo cura: estas palavras são duras. Quem pode escutá-las?. No início do Evangelho, houve vários discípulos que abandonaram Jesus e que face à exigência das Suas palavras e dos Seus ensinamentos fugiram e não quiseram saber mais de Jesus e da Sua proposta.
A Palavra de Deus é bastante interpeladora, é exigente, é verdadeira e é actual. É pela sua exigência que muitos homens e mulheres se tornam indiferentes ao plano de Deus e optam por outras palavras que nos seduzam, embora não deixem de ser palavras ocas, vazias, ilusórias e bastante fugazes. Só a Palavra de Deus é realmente Espírito e vida, vida em abundância.
Também vós quereis ir embora? Eis a grande questão que Jesus nos dirige. De facto, muitas vezes parece que as palavras de Jesus já não nos fascinam, parecem que não têm nada a ver com a nossa vida. Diante disso, podemos desanimar, pensando que Jesus até foi homem corajoso, interessante, mas que o seu projecto implica de nós sacrifício, renúncia, e que, por isso, é melhor viver a vida, gozar a vida, viver apenas o imediato, o presente, sem jamais analisar o passado e perspectivar o futuro. Este é um vírus que nos pode contaminar facilmente, nesta sociedade que temos nos nossos tempos e que nos quer afastar do divino e da religião.
Jesus é o único caminho válido para chegar à vida eterna, para chegar à felicidade; temos de O acolher na nossa vida, temos de aderir aos Seus ensinamentos e à Sua doutrina. A fé traduz-se no seguimento de Jesus, na identificação com Ele, no comer a carne e beber o sangue, na comunhão de vida de Jesus, no compromisso com a Sua proposta.
A resposta que Pedro dá é a mesma que cada um de nós é convidado a fazer: Senhor, as tuas propostas nem sempre fazem sentido à luz dos valores que governam o nosso mundo; mas nós estamos seguros de que o caminho que Tu nos indicas é um caminho que leva à vida eterna. Queremos escutar as tuas palavras, identificar-nos contigo, viver de acordo com os valores que nos propões, percorrer contigo esse caminho do amor e da doação que conduz à vida eterna.

No comments: