Monday, January 17

Domingo II do Tempo Comum

João Baptista conta-nos a experiência que o levou a reconhecer Jesus: É d’Ele que eu dizia: Depois de mim vem um homem, que passou à minha frente, porque era antes de mim. Eu não O conhecia, mas para Ele Se manifestar a Israel é que eu vim baptizar em água). Tudo o que aconteceu no Baptismo de Jesus (a abertura dos céus, o dom do Espírito Santo na figura duma pomba e a voz de Deus) confirmou a identidade e a missão d’Aquele que é o Filho de Deus.
Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. (Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Ele é o Servo sofredor, o Cordeiro que é levado para o matadouro, que assume os pecados da humanidade e realiza a Sua expiação. Ele é o Cordeiro Pascal, é o símbolo da acção libertadora de Deus em favor de Israel, Ele é imolado para tirar o pecado do mundo, Ele liberta os homens dos seus pecados e de tudo aquilo que não os deixa ser livres.
A Sua missão é eliminar o pecado do mundo. Os homens estavam sobrecarregados com os seus pecados, com a recusa da proposta de vida que Deus quis oferecer a todos, queriam resistir à salvação recusando a luz de Jesus Cristo. Ao ver este clima de mal e de desvio do essencial da vida humana, Deus enviou ao mundo o Seu Filho com a missão de levar os homens à verdadeira liberdade que só Deus pode dar.
Jesus é o Filho de Deus que possui a plenitude do Espírito Santo e que baptiza no Espírito (João deu mais este testemunho: Eu vi o Espírito Santo descer do Céu como uma pomba e repousar sobre Ele. Eu não O conhecia, mas quem me enviou a baptizar em água é que me disse: Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e repousar é que baptiza no Espírito Santo. Ora, eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus).
Jesus é o Filho de Deus, é o Deus que se faz pessoa, que vem ao encontro dos homens, que vem montar a sua tenda no meio dos homens para lhes oferecer a verdadeira vida divina. A sua missão é eliminar todo o pecado que nos escraviza e que nos impede de abrir o nosso coração a Deus.

No comments: