Sunday, January 9

Festa do Baptismo do Senhor

O Evangelho deste domingo apresenta o encontro entre Jesus e João Baptista, nas margens do rio Jordão e aí Jesus foi baptizado por João. João foi o guia carismático de um movimento popular, que anunciava a proximidade do juízo de Deus. A sua mensagem estava centrada na urgência da conversão e incluía um rito de purificação pela água: quem o aceitava renunciava ao pecado, convertia-se a uma vida nova e passava a integrar a comunidade de Jesus. Baptismo, significa imersão, é ingressar numa nova vida, deixar que a água inunde completamente como a graça de Deus e transforme a vida.
Que sentido faz Jesus apresentar-se a João para receber este baptismo de purificação, de arrependimento e de perdão dos pecados? O diálogo entre João e Jesus explica a razão da vinda de Jesus ao encontro de João Baptista para ser baptizado… Jesus diz-lhe que era necessário que se cumprisse a vontade de Deus e apresenta-se assim como um Filho, que cumpre a vontade do Seu Pai. Ao receber o baptismo de penitência e de perdão dos pecados, Ele está em solidariedade com o homem limitado e pecador, assumiu a sua condição, colocou-Se ao lado dos homens para os ajudar a sair dessa situação e para caminhar com eles rumo à liberdade e à vida plena.
O baptismo é um momento privilegiado da manifestação de Jesus aos homens: antes de começar a sua actividade, Jesus diz quem é e apresenta-se a todos os homens: Ele manifesta-se como Filho de Deus. Para isso, recorre a três elementos simbólicos que devem ser entendidos em referência a factos e a símbolos já presentes no Antigo Testamento: os céus abertos, o Espírito que desce em forma de pomba e a voz do céu. A abertura do céu significa a união da terra e do céu. Já Isaías noutra passagem pede a Deus que abra os céus e desça ao encontro do seu Povo, para refazer a aliança que o pecado do Povo tinha interrompido. A actividade de Jesus vai reconciliar o céu e a terra, vai refazer a comunhão entre Deus e os homens. O símbolo da pomba faz uma alusão ao Espírito de Deus que na criação pairava sobre as águas que iria inaugurar os novos tempos. A missão de Jesus é fazer aparecer um Homem Novo, animado pelo Espírito de Deus, nova criação. A voz do céu era uma forma muito usada pelos mestres judeus para expressar a opinião de Deus acerca de uma pessoa ou de um acontecimento. A voz de Deus diz: Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência, afirma que Jesus é o Filho de Deus, acompanhada pela presença do Espírito sob a forma de pomba. Desta maneira, o baptismo de Jesus não é só a confirmação da divindade de Jesus, mas é um testemunho solene da Trindade. A Sua missão é o cumprimento da vontade de Deus.

No comments: