Thursday, September 29

Os Arcanjos S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael

Hoje a Igreja celebra a Festa de três Arcanjos que aparecem com referências especiais na Sagrada Escritura: S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael. São Gregório Magno diz-nos que deveis saber que a palavra «Anjo» designa uma função, não uma natureza. Aqueles santos espíritos da pátria celeste são sempre espíritos. Só são Anjos quando exercem a função de mensageiros. Os que transmitem mensagens de menor importância chamam-se Anjos; os que transmitem mensagens de maior transcendência chamam-se Arcanjos.
Na santa cidade do Céu, onde a visão de Deus dá um perfeito conhecimento de tudo, não precisam de nomes próprios para se distinguirem uns dos outros; mas quando vêm realizar alguma missão junto dos homens, são conhecidos pelo nome da função que exercem. Acreditamos que eles gozam da presença e da visão de Deus, que possuem uma felicidade sem fim.
S. Miguel (significa quem é como Deus?) é o anjo dos supremos combates, melhor guia do cristão na hora da viagem para a eternidade. É o protector da Igreja de Deus.
S. Gabriel (significa Deus é a minha força) é o mensageiro da Incarnação. É o enviado dos grandes anúncios: anunciou a Zacarias o nascimento de João Baptista e revela a Maria o nascimento de Jesus. O Papa Pio XII declarou-o como patrono das telecomunicações.
S. Rafael (significa medicina de Deus) é um diligente e eficaz protector duma família, que se debate para não sucumbir às provações. É conselheiro, companheiro de viagem, defensor e médico.
Os anjos são aqueles que estão na companhia de Deus, que O contemplam e que prestam o culto eterno. A profecia de Daniel que ouvimos na 1ª leitura é a imagem e descrição duma visão dum anjo que está com Deus e que O serve. São estes seres que servem Cristo, que O honram, que O assistem, que O auxiliam.
O Evangelho exorta-nos a termos um grande conhecimento de Jesus Cristo e também a deixarmos acolher e conhecer por Ele.
Peçamos ao Senhor que nos conceda a graça de sermos constantemente guardados e cuidados por estes anjos que O contemplam no céu e que transmitem a Palavra de Deus para que entendamos os desígnios e os planos do nosso Deus.

No comments: