Tuesday, September 27

Terça-feira da Semana XXVI do Tempo Comum


As palavras do profeta anunciam a futura glória de Jerusalém: até as nações pagãs afluirão à cidade de Deus. Esta Profecia realiza-se plenamente na Igreja de Cristo, de que Jerusalém é a figura antecipada e à qual são chamados os povos de todo o mundo, na unidade de uma só e mesma família, unida pelo Espírito de Deus. A comunidade dos regressados do exílio era propensa a uma atitude penitencial. É a alegria que deve caracterizar a nova comunidade que deve amar a verdade e a paz. A reunião de todos os povos em Jerusalém é o reconhecimento do Senhor e toda esta esperança, que o profeta procura incutir no seu povo, baseia-se na confiança no Senhor e na certeza profunda na sua fidelidade.
A segunda parte do Evangelho de S. Lucas começa com a resolução de Jesus de subir a Jerusalém, para aí sofrer a paixão. Será um gesto de pura misericórdia da sua parte, como ele se anuncia desde já com a atitude que toma em relação às cidades da Samaria que O não querem acolher. O caminho de Jerusalém levará Jesus até à cruz e à ressurreição. É a sua hora, a hora em que se manifesta a vontade de Jesus de dar a vida. Ele acolhe todo o sofrimento dos homens e dá a vida para os salvar. O evangelho ajuda-nos a compreender a atitude com que havemos de viver e reagir às dificuldades e oposições. Os discípulos indignaram-se com os habitantes de certa aldeia da Samaria, que não acolheram a Jesus, e propunham uma punição imediata para eles. Parecia-lhes justo punir quem não quisesse receber a Jesus, estavam convencidos que a sua reacção era impulsionada pelo Espírito de Deus. Mas Jesus não pensa assim e repreende-os. Ele sabe que agora é o tempo da conversão, em que reina a bondade, a misericórdia, a paciência divina. E nós devemos participar nessa paciência e não exigir o castigo imediato. Temos que aprender a ser mansos e humildes de coração, como Jesus e assim suscitaremos nos outros o desejo de se juntarem a nós, porque Deus está connosco.

No comments: