Wednesday, July 4

Quarta-feira da Semana XIII do Tempo Comum


O profeta continua a censurar o mau proceder do povo, aos pecados contra a justiça para com os outros que não pode ser substituída por expressões exteriores de vida religiosa, pois que a verdadeira religião começa no coração. Se buscarem a Deus, hão-de viver, porque Deus é o princípio de toda a existência. Detestar o mal, amar o bem, permite viver na presença do Senhor. Sem justiça, não há culto que agrade a Deus, que o torne presente ao seu povo. O culto sem justiça é um culto sem verdade, é mentira e hipocrisia. Os sacrifícios agradam a Deus, quando os que os oferecem respeitam a equidade e a justiça. A tendência para separar o culto da vida é bastante grande. Deus exige coerência entre o culto e a vida. Amós denuncia o culto meramente exterior, sem coerência de vida: Detesto e rejeito as vossas festas; e não sinto nenhum gosto nas vossas assembleias… O culto que Deus exige de nós é uma vida em consonância com a sua vontade, com a sua justiça, com a sua generosidade. O importante é buscar o bem e não o mal.

O importante da passagem do Evangelho é o triunfo de Jesus sobre os demónios. Realizando este exorcismo, em terra pagã, e antes hora do juízo final, Jesus antecipa a vitória do seu Mistério Pascal do fim dos tempos, que há-de pôr termo a toda a acção demoníaca sobre os homens remidos com o seu sangue. O episódio descreve um encontro de Jesus com os pagãos, dominados pelas forças do mal: os habitantes de Gádara não crêem e rejeitam-no.
Os gadarenos rejeitaram a presença de Jesus no seu território por Ele ter libertado 2 possessos e terem perdido uma vara de porcos. Deram mais valor a um bem material do que ao próprio Deus e à felicidade de dois homens. Os nossos sacrifícios devem ser feitos por amor a Deus e ao próximo.

No comments: