Wednesday, July 11

Festa de São Bento, Abade e Padroeiro da Europa


São Bento nasceu em Núrsia (Úmbria) cerca do ano 480; estudou em Roma; começou a praticar vida eremítica em Subiaco, onde reuniu um grupo de discípulos e mais tarde para Montecassino. Aí fundou um célebre mosteiro e escreveu a regra que lhe deu o título de patriarca do monaquismo ocidental.
Ouvindo o chamamento de Deus, deixou tudo por causa d’Ele e recebeu do Senhor a sabedoria, o saber e a razão como nos diz na 1ª leitura.
Orar e trabalhar, contemplar e agir é a síntese da Regra Beneditina. A vida religiosa não é um privilégio exclusivo de seres excepcionais espiritualmente. Mas, pelo contrário, é possível a todos os que queiram buscar a Deus: o mais importante é a moderação e nesta Regra já não se fala de mortificação e de penitências. Pela sua ponderação, a sua humanidade e o seu discernimento entre o essencial e o secundário na vida espiritual, a Regra de São Bento tem mantido a sua capacidade iluminadora até hoje, é como uma luz para o nosso caminho cristão.
São Bento morreu no dia 21 de Março de 547; mas já desde os fins do séc. VIII, em muitas regiões começou a celebrar-se a sua memória neste dia.
São Bento contribuiu enormemente para a implantação das raízes cristãs na Europa e foi nomeado Padroeiro da Europa pelo Papa Paulo VI em 1964.

Continua hoje a ser muito importante que Deus esteja presente na cultura europeia: nas constituições dos países, nas leis nacionais bem como na vida de cada um de nós. Deus precisa da nossa fidelidade à fé: Ele protege os caminhos da justiça, guarda os passos dos que lhe são fiéis. Para isso, temos que nos empenhar mais: Olha que nós deixámos tudo e te seguimos.
Para dar um novo impulso à sua história, a Europa deve reconhecer aqueles valores fundamentais, adquiridos com o contributo do cristianismo. São necessários evangelizadores credíveis, cuja vida, em sintonia com a cruz e ressurreição de Cristo, irradie a beleza do Evangelho; que recorram à protecção de Deus e sejam fiéis à sua vocação cristã: Ele guarda os caminhos dos que lhe são fiéis.

No comments: