Tuesday, July 3

Festa do Apóstolo São Tomé


Para Paulo, Cristo é a nossa paz: não fazem sentido as divisões, as discriminações, as discórdias. Em Cristo, fomos todos reconciliados e unidos, seja que tenhamos vindo de longe, como os pagãos, seja que tenhamos vindo de mais perto, como os judeus. Já não existem dois povos, mas um só povo. Tudo isto é dom de Deus Pai, por meio de Cristo Senhor, no Espírito Santo. A Igreja é um grande edifício, um templo santo, onde habita Deus. Os Apóstolos e os Profetas são fundamento desse edifício onde todos estamos e vivemos como concidadãos dos santos e membros da casa de Deus, e que tem Cristo como pedra angular.

A incredulidade de Tomé e citando S. Gregório Magno, foi mais útil à nossa fé do que a fé dos discípulos crentes. Aproveitando o episódio, João abre diante de nós uma pista nova para chegarmos à libertadora experiência da fé em Jesus ressuscitado. Na aparição seguinte aos seus discípulos, Jesus convida Tomé a percorrer o caminho de busca, que os seus colegas já tinham feito. Tomé, disponível e dócil à ordem de Jesus, chega a um ato de fé claro e convicto: Meu Senhor e meu Deus!. A bem-aventurança, que Jesus proclama em seguida, dirige-se a nós que, percorrendo um itinerário de fé, em atitude de completo abandono, chegamos a Jesus morto e ressuscitado.
Que a contemplação do Coração de jesus, sinal mais expressivo do amor do nosso Salvador nos leve a uma fé clara, decidida, forte, apostólica.

No comments: