Wednesday, October 24

Quarta-feira da Semana XXIX do Tempo Comum

Leituras e Reflexão no Portal dos Dehonianos
 
S. Paulo foi o Apóstolo dos gentios, dos pagãos, dos que não eram herdeiros das promessas feitas a Abraão e aos seus descendentes, o povo judeu. Em Cristo, o mistério da salvação é revelado e comunicado aos que escutam a sua palavra e lhe respondem na fé. Todos estes serão também, pela fé, filhos de Abraão. S. Paulo sente-se feliz de ter sido escolhido por Deus para anunciar este mistério precisamente aos pagãos. Por isso, ele é justamente chamado Apóstolo dos gentios.
Os Efésios, tal como os judeus, são chamados a formar o mesmo corpo místico de Jesus que é a Igreja, a participar das mesmas promessas, à mesma herança que é a vida eterna. Os pagãos, como todos os homens, por vontade do Altíssimo, são chamados a usufruir da bondade de Deus, no Qual desde há séculos estava escondido o mistério da salvação total que agora, ele mesmo tem a missão de anunciar. A inesgotável riqueza do mistério de Cristo não diz respeito só aos homens, mas também às realidades angélicas em ordem à multiforme sabedoria de Deus que, pelo mistério de Cristo, incarnado, morto e ressuscitado por nós, guia a história para a salvação.
 
Continuam hoje, no Evangelho, as palavras de Jesus sobre a vigilância, sobretudo a dos responsáveis. A vigilância é atitude que toca a todos; mas sobretudo aos pastores do povo de Deus. Para eles, a vigilância consistirá em apascentar o rebanho, fazendo chegar a cada um o dom que Deus lhes colocou nas mãos para fielmente o distribuírem. Vigilância e fidelidade vêm juntos.
Esta parábola alerta-nos para o perigo de vivermos uma vida adormentada, não tendo em consideração que não seremos avisados da hora em que o Senhor Jesus há-de vir pedir-nos contas. A vigilância também se poderia concretizar na coragem de nos aproximarmos de Deus com toda a confiança. Não nos podemos descuidar como o servo brigão, destemperado na bebida e na comida, descuidado, que não faz o que deve. Devemos sim imitar o administrador fiel e prudente que faz aquilo que deve, cumprindo os seus deveres.

No comments: