Monday, October 29

Segunda-feira da Semana XXX do Tempo Comum

Leituras e Reflexão no Portal dos Dehonianos
 
A norma suprema para o cristão é o amor, à imitação de Cristo que nos amou até dar a vida por nós. Esta norma é especialmente importante, se a confrontarmos com os critérios do mundo, que, grande parte das vezes, são inspirados pelo egoísmo, quando não pelo ódio. É pelo amor que todos hão-de reconhecer os discípulos de Cristo.
Cristo ajuda-nos: entregou-se a si mesmo por nós, oferecendo-se como vítima agradável a Deus; libertou-nos das escravidões e tornou-nos filhos de Deus; fez-nos participantes da natureza divina e da vida eterna. É altura de nos comportarmos como verdadeiros filhos de Deus: comportai-vos como filhos da luz.
 
A lei de Deus é lei de amor, que deve ser entendida com amor e bom senso, e não uma lei despótica, feita para tolher a liberdade. Há-de ser interpretada à luz do Espírito Santo e não do espírito farisaico. Assim, com uma atitude de caridade para com uma doente, Jesus ensina como se deve interpretar a lei. Não basta cumprir a letra, é preciso entender-lhe o espírito. O que os adversários de Jesus não entendiam, a multidão da gente simples entendia-o e ficava maravilhada.
Esta mulher que andava curvada é o símbolo daqueles que não conseguem levantar os olhos da terra, para poderem olhar para Deus, para verem as coisas com os olhos da fé. Esta ajuda a ver as pessoas como Deus as vê.

No comments: