Tuesday, October 23

Terça-feira da Semana XXIX do Tempo Comum

Leituras e Reflexão no Portal dos Dehonianos
 
Os gentios ou pagãos são, na Bíblia, os que ainda não pertencem ao povo de Deus, os que não conhecem a sua Palavra ou vivem sem a fé e a esperança que essa Palavra nos dá. A última revelação da Palavra de Deus é Jesus Cristo. Mas Jesus, ao realizar em Si as promessas feitas aos Judeus, deu a vida por todos os homens, Judeus e não Judeus, para fazer de todos eles o único povo de Deus, que é a Igreja. Ele faz a união de todos os homens. Ele é, por isso, a Paz. Paz significa duas coisas: abolição daquilo que separava judeus e pagãos; reconciliação de todo o homem com Deus, uma vez que foi eliminado o pecado. Paulo define a nossa identidade como Igreja: somos concidadãos dos santos e membros da casa de Deus, solidamente edificados sobre os Apóstolos e Profetas. A nossa pedra angular é Jesus e Dele nos vem a possibilidade de nos tornarmos, caminhando com os irmãos, verdadeiro templo de Deus, sua habitação, graças ao Espírito Santo.
 
Como na saída do Egipto o povo hebreu esteve de vigília, pronto a partir, assim Jesus convida agora o novo povo de Deus a estar vigilante para ir ao seu encontro, quando Ele vier na sua glória. A atitude de vigilância, na expectativa da vinda do Senhor é a atitude de toda a vida cristã em todos os momentos. Esta vida é tempo de vigilância e de alerta, e não tempo de adormecer. Neste sentido, adormece-se sempre que os interesses terrenos nos impedem de estarmos vigilantes, na expectativa do Senhor que vai chegar. Estejam apertados os vossos cintos e acesas as vossas lâmpadas. Os cintos apertados e as lâmpadas acesas indicam a atitude de estar prontos a permanecer ou a partir, conforme as ordens do senhor. Inspirando-se nos costumes da sua terra, Jesus aponta a vigilância espiritual como uma atitude importante para o cristão.
Nós também estamos integrados na construção. Para isso, precisamos estar muito vigilantes. O Senhor vai bater à nossa porta, no momento da nossa morte e em muitos momentos do nosso dia, para nos pedir um trabalho mais bem feito, umas orações com mais piedade, uma vida familiar com mais amor…

No comments: