Wednesday, August 28

Memória de Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja

Santo Agostinho
Santo Agostinho nasceu em Tagaste, na atual Argélia, no ano 354. A sua mãe, Santa Mónica, educou-o cristãmente. As suas qualidades intelectuais depressa se revelaram, apontando para um futuro brilhante como mestre de retórica. Apesar de tudo, enveredou por uma vida dissoluta. Mas não se apagou nele a sede nem a ânsia da verdade. Leu o Hortênsio, de Cícero, e a Sagrada Escritura. Não se entusiasmou e acabou por aderir ao racionalismo e ao materialismo dos Maniqueus. Rumando à Itália, conheceu o bispo Santo Ambrósio de Milão. Reviu as suas posições acerca da Igreja Católica, voltou a ler a Bíblia e abriu-se definitivamente à luz e à riqueza de Cristo. Batizado em 387, regressou a África e fundou a sua primeira comunidade monástica em Tagaste, organizando-a segundo o modelo das comunidades de que nos falam os Atos dos Apóstolos. Em 391 foi ordenado sacerdote pelo bispo Valério, a quem sucedeu no governo da diocese de Hipona, no ano 395. Transferiu a sua comunidade para a casa episcopal, e dedicou-se ao ministério da Palavra e à defesa da fé. Escreveu mais de duzentos livros, e quase um milhar de sermões e cartas. Morreu a 28 de agosto de 430.


Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=4700

Reflexão
O boato da proximidade do fim do mundo tinha levado os cristãos de Tessalónica à inactividade. São Paulo diz-lhes que se entreguem antes ao trabalho para merecerem o pão do seu sustento, como ele próprio sempre tem feito
Os ouvintes de Jesus mostram-se generosos para com a memória dos profetas, a quem seus antepassados mataram e a quem eles agora restauram os sepulcros. Mas, no fundo, tomam a respeito de Jesus atitudes idênticas às que os seus antepassados tomaram para com esses profetas. Todas estas atitudes são sinais de cegueira de espírito por orgulho e espírito de contradição.

Tuesday, August 27

Memória de Santa Mónica

Santa Mónica
Santa Mónica nasceu em Tagaste, na atual Argélia, no ano 331 ou 332, no seio de uma família cristã e com boas condições sociais. Ainda adolescente, foi dada em casamento a Patrício, que possuía um modesto património e era membro do conselho municipal de Tagaste. Mónica é uma mulher africana, mãe de um dos maiores Padres da Igreja, S. Agostinho. Era mulher no aspeto, mas viril na fé, anciã na pacatez, materna no amor, verdadeira cristã - escreve Agostinho (Conf. IX, 4,8). Ganhou para Cristo o marido e o filho. Esteve presente no batismo de Agostinho, em Milão, e acompanhou de perto a sua primeira experiência monástica em Casissíaco. Quando voltava para África, com o filho e os amigos, morreu em Óstia Tiberina, perto de Roma, antes de 13 de Novembro de 387.

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=4699

Reflexão
A doutrina da primeira carta que São Paulo dirigiu à comunidade cristã de Tessalónica era ainda muito simples. Mas nesta segunda carta, o Apóstolo teve já de corrigir pontos que foram mal entendidos por eles ou que outros vieram acrescentar ao que lhes tinha ensinado, concretamente a respeito da última vinda de Jesus. Por isso, São Paulo insiste em que é preciso não se afastar da doutrina que ele lhes tinha ensinado.
Cada coisa tem o seu valor, que é preciso saber ter em conta para que não se venha a cair no desprezo do que é importante, nem se venha a valorizar, por excesso e má compreensão das situações, o que não deve ser tido em conta. A sabedoria verdadeira nos levará a dar a cada coisa o valor que, à luz de Deus, ela merece.

Friday, August 23

Sexta-feira da Semana XX do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=4696

Reflexão
O Espírito Santo é o sopro de vida, que faz surgir de entre os que estão mortos pelo pecado o novo povo de Deus como o Pai fez surgir de entre os mortos o Senhor que havia sido crucificado.
Não deixa de ser muito impressionante que toda a Lei de Deus se venha a resumir no amor a Deus e ao próximo, realizando assim a aliança mais perfeita que jamais existiu, e que é afinal todo o desígnio de Deus sobre o mundo: uma Aliança de amor perfeita e eterna.

Thursday, August 22

Memória da Rainha Virgem Santa Maria

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=535

Reflexão

A profecia de Isaías cumpre-se em Nazaré. O sim de Maria é a sua opção radical, total e pessoal com o Senhor. Aceita ser a mãe do Altíssimo, do Filho do Homem, do Filho de Deus, acreditando que o Espírito Santo a cobre com a sua sombra. A Deus nada é impossível. Maria diz um sim para a Humanidade, para a História. Exemplo para cada um de nós, ao indicar-nos o caminho de total fidelidade ao Senhor. Uma fé viva que exige coerência, convicção profunda e compromisso. Como Maria, cada um de nós é chamado a participar na obra criadora, redentora e salvífica de Deus.



Wednesday, August 21

Memória de São Pio X

São Pio X
Pio X nasceu na aldeia de Riese, na região de Veneza, em 1835. Depois de ter desempenhado santamente o ministério sacerdotal, foi bispo de Mântua e patriarca de Veneza. Em 1903 foi eleito papa. Adotou como lema do seu pontificado «instaurar todas as coisas em Cristo», ideal que orientou o seu pontificado. No motu proprio Tra le sollecitudini (1903) afirma que a participação nos santos mistérios é a fonte primeira e indispensável da vida cristã. Incentivou os fiéis a intensificar esta vida com a participação na Eucaristia, a dignidade da sagrada liturgia e a integridade da doutrina. Morreu no dia 20 de agosto de 1914.

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=4694

Reflexão
O núcleo na parábola da vinha, põe em foco a generosidade de Deus. O dono da vinha é Deus e os trabalhadores são os homens. O trabalho na vinha é o serviço pelo Reino. A generosidade de Deus supera a justiça, sem a lesar. Se pagasse menos aos últimos, teria sido justo; mas pagando-lhes mais, foi além disso, generoso. Não falha a justiça, senão que impera a generosidade. Podemos ver aqui o espelho da vida quotidiana da comunidade cristã.

Tuesday, August 20

Memória de São Bernardo

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=4693

Reflexão
O profeta profere uma série de oráculos contra os países vizinhos. Ao soberano de Tiro anuncia dias de humilhação nos quais ele poderá reconhecer que não é deus, que não passa de homem e que de nada lhe vale a sua situação política, as suas riquezas, o seu poderio. Outros o virão dominar. Só Deus é Senhor.
O Senhor não condena nem os ricos nem as riquezas; mas adverte os seus discípulos do perigo que correm, se lhes entregarem o coração. Em contrapartida, a atitude desprendida de Pedro e dos outros Apóstolos é caminho certo para entrar no reino de Deus. O mundo novo que o Filho de Deus nos revelou na sua morte e ressurreição inaugurou a regeneração do Universo, em que tudo é julgado por outros critérios.