Wednesday, December 12

Quarta-feira da Semana II do Advento


Depois do anúncio feliz de ontem, onde se proclamava o regresso do exílio, o profeta volta hoje a despertar a confiança do povo de Deus, que tão facilmente torna a perdê-la. Mas Deus não muda, Ele é um Deus eterno, que não se cansa nem desiste de vir ao encontro do seu povo para o salvar. Cada Advento o recorda e quer fazer renascer em nós a esperança e a confiança n’Aquele que é capaz de remoçar os mais fatigados. O Deutero-Isaías quer convencer os seus ouvintes de que Deus pode e quer salvá-los, quer consolá-los, mostrando que cuida eficazmente dos seus fiéis. A perda de forças é uma situação habitual: há problemas de difícil solução, aparece algum sofrimento. Os jovens cansam-se e fatigam-se, e até os homens feitos desfalecem. O Senhor convida-nos a aproximar-nos d’Ele e a ter muita esperança: Os que esperam no Senhor recuperam as forças. Procuremos ser um bom apoio para aqueles que nos rodeiam, ajudando-os na resolução dos seus problemas.

Já não é só o profeta que nos aponta o Senhor que nos vem salvar: é o próprio Senhor Jesus quem Se nos apresenta e nos convida a ir até Ele, que pode e quer dar alívio e consolação às nossas almas. Tanto o profeta como o Senhor vêm ao encontro da nossa fraqueza, trazendo-nos a força da esperança para sermos capazes de aguardar a sua vinda sem desfalecermos. O Evangelho de hoje diz-nos que é pequeno quem acreditar que o estilo de Jesus manso e humilde de coração é o caminho para chegar aos segredos de Deus, e se dispuser a aproximar-se dEle e a tornar-se discípulo. É preciso tornar-se discípulos, aproximar-se de Jesus que fala do Pai aos seus amigos e descobrir que a familiaridade com Jesus é uma escola exigente, mas capaz de oferecer repouso e paz. Todos nos devemos esforçar por imitar Jesus: Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. Deste modo criaremos um ambiente de serenidade à nossa volta, ajudando todos os sobrecarregados pelos seus problemas pessoais, pelas tarefas profissionais ou pela família.

No comments: